O FC Gandarela celebrou 50 anos de filiação e 90 anos de história no passado sábado, dia 21 de dezembro, numa celebração que contou com o tributo de antigos atletas, treinadores e dirigentes. Foi ainda inaugurada a inauguração LED no estádio do clube.
Para Carlos Sousa, presidente do Futebol Clube de Gandarela, “a transição para a iluminação LED na iluminação do estádio é uma melhoria substancial na nossa autonomia financeira”.
Este foi um investimento desenvolvido em parceria com várias entidades, em particular com o IPDJ (Instituto do Desporto e Juventude) e o Município de Celorico de Basto. Disse José Peixoto Lima, presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, que “esta mudança para o LED traz inúmeros benefícios diretos para o clube, mas também para o ambiente: diminui o consumo de energia, há uma maior eficiência energética e uma considerável diminuição do impacto ambiental”.
O FC Gandarela conta com quatro escalões de formação: Petizes, Traquinas, Infantis e Iniciados e a equipa sénior masculina, a disputar a AF Braga 1.ª Divisão Série F, encontrando-se atualmente em 1.º lugar na prova. Estas equipas treinam assiduamente, sobretudo à noite.
Vítor Dias, diretor regional do IPDJ Norte, salientou que “ninguém consegue nada sozinho. É preciso, cada vez mais, assegurar esta união de esforços, onde todos remam para o mesmo lado. É muito bom ver que estão aqui representados todos os clubes desta localidade. Dentro do campo é normal que exista competitividade, mas fora do campo é fundamental que todos se unam em prol do desporto”. O diretor regional disse ainda que “o IPDJ existe para ajudar os clubes, as coletividades, a otimizar os recursos existentes para que se tornem mais eficientes e sustentáveis”.
A celebração dos 50 anos de filiação e 90 anos de história permitiram homenagear os muitos atletas, treinadores e dirigentes em funções, mas também os ex-atletas, ex-jogadores e ex-dirigentes que “tanto deram de si ao FC de Gandarela. Foram e são fundamentais para a história que se está a escrever deste clube, uma história carregada de paixão, de dedicação abnegada, de superação e de entrega. Um caminho carregado de gente extraordinária, dentro e fora de campo”, ressalva Carlos Sousa.
Esta foi uma opinião reiterada por Manuel Machado, presidente da Associação de Futebol de Braga, que enaltece a importância destes clubes no desenvolvimento de um desporto, nomeadamente do futebol, um desporto que cria campeões, mas que cria sobretudo “pessoas extraordinárias”.
A cerimónia iniciou com o descerramento da placa alusiva às comemorações e a abertura de uma exposição fotográfica com os momentos e os rostos mais marcantes de toda a história do clube até ao presente. “Uma história que iniciou no campo da feira, há muitos anos, bem antes deste clube se filiar. As condições agora são outras, bem mais apelativas para os atletas, sobretudo a nível físico, mas que trazem novos desafios aos dirigentes, na procura de mais e melhores condições”, ressalvou José Peixoto Lima.
O autarca considera que “o FC Gandarela é uma referência no desporto, no associativismo, mas também na forma como consegue atrair jogadores, como se relaciona com as entidades, como mantém apaixonada a massa associativa, uma força viva que fomenta a coesão territorial e é, para todos nós, motivo de grande orgulho”.
A cerimónia contou ainda com uma homenagem às entidades que colaboram, de “forma inexcedível, com o clube, sempre disponíveis, sempre prontas, sempre unidas pelo futebol e pelas coletividades locais”, observou Carlos Sousa.
As celebrações dos 50 anos de filiação e 90 anos de história iniciaram com uma eucaristia solene no Centro Pastoral de Gandarela, presidida pelo pároco António Gonçalves, seguindo em romagem ao cemitério para homenagem os atletas, treinadores e dirigentes falecidos.
Terminada toda a celebração protocolar e a inauguração da iluminação LED, a equipa sénior em primeiro lugar na AF Braga 1.ª Divisão defrontou, num jogo amigável, os antigos atletas do clube, com prevalência para os jogadores que disputaram a final da Taça em 2003. No final das celebrações, foram todos convidados a desfrutar de um lanche convívio.