É já este fim-de-semana que Celorico de Basto recebe a Feira Anual de Santa Catarina, com destaque para a Feira Franca, a Mostra Gastronómica e a Mostra Animal.
A animação começa no dia 24 com a Mostra Gastronómica, a decorrer no Mercado Municipal, com petiscos vários e muita animação. O caldo de nabos promete fazer as delícias dos visitantes numa altura “em que o inverno se faz sentir. As baixas temperaturas convidam a alimentos quentes e saborosos” disse Maria José Marinho, vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Celorico de Basto. “Esta mostra gastronómica é a marca da inovação que temos vindo a acrescentar a esta feira anual. É um espaço de convívio, de festa, de alegria, onde as pessoas se juntam e desfrutam da melhor gastronomia ao som de boa música”. Uma mostra em permanência até ao fim da feira.
Nos dias 25 e 26, os visitantes poderão deambular pelas ruas de Celorico e comprar os mais variados produtos à venda na feira franca. Desde agasalhos, produtos agrícolas, árvores de fruto, e muito mais. A Santa Catarina “acontece relativamente próxima da quadra natalícia, sendo um excelente mercado para a compra das prendas de Natal, de agasalhos para passar o inverno, de árvores de fruto. A nossa vila enche-se de gente, de alegria, de tradição”.
Um dos momentos altos desta feira anual de Santa Catarina é Mostra Animal no âmbito de um protocolo celebrado com a Casa do Agricultor de Celorico de Basto – Associação Agrícola. Uma atividade que decorre na eira da Quinta do Prado com um espaço para animais de grande porte e outro espaço para animais de pequeno porte. A exposição estará patente nos dias 25 e 26 de novembro e será, por certo, um dos pontos de maior atratividade. “Esta feira sempre teve a tradição do concurso pecuário, a escassez de animais a concurso levou-nos a fazer um aprimoramento do evento, e a transformar o mesmo numa mostra animal, com a presença de animais de grande porte, como bovinos, e pequeno porte, como galináceos e outros” aferiu Maria José Marinho. Além da exposição animal estará em permanência um picadeiro promovido pela escola profissional Agrícola Eng Silva Nunes.