A vila de Fermil de Basto viveu, este fim de semana, um dos momentos culturais mais relevantes do seu calendário com a realização da Feira de Abril, iniciativa que voltou a afirmar-se como espaço de celebração das tradições, da memória e da identidade local.
O evento procurou valorizar os usos e costumes da comunidade, promovendo o reencontro entre gerações e reforçando o sentimento de pertença. Presente ao longo dos três dias, o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, destacou a importância de preservar as tradições, sublinhando que é fundamental “valorizar as comunidades e as suas tradições mais centenárias, independentemente das mudanças próprias do tempo”. O autarca acrescentou que “esta é uma terra impregnada de paixão, com as suas gentes a viverem de forma entusiasta cada momento, cada etapa, cada conquista”, considerando que “celebrar esta festa é celebrar a identidade local, é marcar uma data de especial valor, os 25 anos de elevação de Fermil de Basto a vila, é destacar as gentes e celebrar a vivência comunitária”.
A edição deste ano assumiu também um carácter comemorativo, assinalando os 25 anos da elevação de Fermil de Basto a vila, formalizada em 2001.

Ao longo de três dias, o Centro Cultural de Fermil foi palco de uma programação diversificada, com momentos musicais e culturais que mobilizaram a comunidade e visitantes. Na noite de abertura, destacaram-se as atuações dos grupos locais Favas Cantadas e ZÉ, que animaram o arranque das festividades.
A primeira noite contou ainda com a caminhada da CPCJ “Entre Laços e Pirilampos” e com a abertura do Mercado de Produtos Locais, onde os visitantes puderam contactar com produtos da região, como vinho verde, fumeiro e outras especialidades gastronómicas.
No segundo dia, a programação incluiu a apresentação do livro “Sport Clube Fermilense – Clube Centenário”, reunindo dirigentes, atletas e adeptos em torno da história do clube local. A noite ficou marcada pela atuação de Meixinha MC, campeão nacional Red Bull 2026, que protagonizou um concerto com forte adesão do público, seguido pela atuação da banda H1, que conta com Helton, antigo guarda-redes do FC Porto, na bateria.

Em ambas as noites, houve ainda espaço para o TascAberta, prolongando o ambiente festivo até de madrugada.
O último dia, coincidente com a celebração oficial dos 25 anos da vila, foi dedicado às tradições, com atuações do Rancho Folclórico de Santa Maria de Canedo e do Grupo de Cavaquinhos da Escola Profissional Agrícola Eng. Silva Nunes. O encerramento ficou a cargo do grupo Basfado.
Durante todo o evento, a Feira de Abril contou com animação permanente, incluindo insufláveis, mercado de produtos locais e música ambiente, consolidando-se como um espaço privilegiado de convívio comunitário e valorização do território.