Celorico de Basto foi palco, entre os dias 11 e 15 de agosto, da XXIV Feira de Artesanato e Gastronomia, um evento que celebra o melhor da região Minhota. O Mercado Municipal, local escolhido para o evento, viu uma afluência extraordinária de visitantes, confirmando o sucesso e relevância desta iniciativa.
Os visitantes tiveram a oportunidade de degustar do melhor vinho verde da região, com a presença de 14 vinhos de produtores/engarrafadores de Celorico de Basto, e de provar a melhor gastronomia com destaque para as tapas de enchidos e outras iguarias que fizeram o deleite dos milhares que aqui acorreram.
O artesanato cada vez mais selecionado com uma predileção pela qualidade dos artigos apresentados tem vindo a consolidar-se e a destacar a notoriedade deste certame, sobretudo junto dos apaixonados por estes trabalhos manuais.
Este ano e em anos futuros é objetivo, na animação, privilegiar os grupos da terra numa “tentativa crescente de valorizar o que é nosso. Mas não é apenas na animação é em muito daquilo que é apresentado nesta feira. Uma feira que conta com artesanato e gastronomia d vários pontos do país, mas são os locais, artesanato e gastronomia, que têm lugar cativo, porque queremos levar os “nossos” pelo mundo, dá-los a conhecer, ajudá-los a crescer e com isso, contribuir para o crescimento de todo este território”, disse José Peixoto Lima, Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto.
Esta feira contou com uma particularidade muito acentuada da tradição, mas procura dar “um toque” de inovação. Este ano foram realizados dois showcookings com o Chef António Loureiro e o Chef Tiago Bonito. “Foram dois momentos muito direcionados à nossa cozinha, à nossa memória e tradição com dos chefs de renome a mostrar como se transformam os produtos endógenos e da época em verdadeiras iguarias gastronómicas” acrescentou o autarca.
A animação nos 5 dias de feira esteve a cargo sobretudo dos grupos da terra. Em dia de abertura, a noite foi animada pelo Rancho Folclórico os Amigos do Castelo e os Kantubasto. No sábado decorreu o showcooking com o Chef António Loureiro, no lagar de Azeite, no Parque Urbano do Freixieiro. A animação na feira esteve a cargo dos Amigos das Tainadas e da Fanfarra de Cebolada.
O dia 13 de agosto contou com a presença do Rancho Folclórico Recreativo e Cultural de Sta. Maria de Canedo, ao grupo Andorinha Astuta e o grupo Somos Minho. Na segunda, véspera de feriado, no lagar de Azeite decorreu o showcooking com o Chef Tiago Bonito, a deambular pela feira andou a Tuna de Arnoia e os Balaquétua.
A encerrar as festividades no dia da Assunção de Nossa Senhora, Feriado Nacional, a feira foi animada pelo Rancho do Centro Cultural e Folclórico de Gandarela, pelo grupo Andorinha Astuta e pelos Mancamula.
A XXIV Feira de Artesanato e Gastronomia de Celorico de Basto foi uma verdadeira celebração da cultura, tradição e inovação da região, consolidando-se como um evento de referência no panorama cultural Minhoto.