De 21 a 25 de novembro, Celorico de Basto volta a celebrar a tradição com mais uma edição da Feira Anual de Santa Catarina. O evento, que é um dos mais emblemáticos do concelho, volta a conjugar a autenticidade das feiras antigas com uma programação diversificada que valoriza a gastronomia, a cultura, a agricultura e os agentes locais.
A Feira Anual de Santa Catarina destaca-se pela sua tradicional feira franca e, ao longo dos anos, tem vindo a ganhar novos motivos de interesse, sempre com o objetivo de preservar a tradição sem colocar de parte a inovação, “necessária para acompanhar os tempos”.
Serão cinco dias dedicados à valorização dos usos e costumes locais, num evento que se afirma pela preservação das tradições mais antigas do concelho.
No dia 21 abre ao público a Mostra Gastronómica, um espaço com uma oferta diversificada onde se destaca o famoso “caldo de nabos”, uma iguaria típica da região e muito procurada para “aquecer os dias frios que já se farão sentir durante este feira”. Nesta edição, a mostra muda de lugar e passa a realizar-se na Praça Albino Alves Pereira, contando ainda com uma programação cultural diversificada, com prioridade para os agentes locais.
No sábado, a feira franca promete encher as ruas de feirantes com os mais variados produtos. O aroma a castanhas assadas promete preencher todos os recantos deste certame, onde não faltarão sardinhas, enchidos, agasalhos, árvores de fruto, diversões e, claro, a comunidade em peso a fazer as suas compras. A feira manter-se-á em permanência até ao dia 25 de novembro.
Paralelamente, decorrerá em toda a Quinta do Prado a Exposição Animal e de Equipamentos Agrícolas, que visa manter viva a tradição da presença animal nesta feira, prometendo “uma mostra considerável com exemplares das várias raças produzidas no concelho de Celorico de Basto. A feira franca e a feira do gado sempre foram tradição nesta feira anual, e apesar de já não existirem condições para a realização da feira do gado, estão criadas as condições para valorizar os nossos agricultores, os nossos produtores de gado, reforçando este valor endógeno tão crucial para o desenvolvimento local”, destaca o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima.
Nesta edição da Feira Anual de Santa Catarina terão ainda lugar eventos que acrescentam valor cultural ao programa. Destaque para a 5.ª edição do Tunacel, um festival de tunas que tem vindo a ganhar destaque e que contará com um momento particularmente atrativo no dia 22 de novembro, no Cineteatro dos Bombeiros Voluntários Celoricenses.
Serão também promovidas as celebrações do 17.º aniversário do Comando Territorial de Braga da Guarda Nacional Republicana, que incluem um concerto da Orquestra de Câmara, a realizar no dia 23 de novembro, no Cineteatro dos Bombeiros Voluntários Celoricenses, e uma cerimónia militar, marcada para o dia 24 de novembro, na Praça Cardeal D. António Ribeiro.
A Feira de Santa Catarina 2025 promete, assim, conjugar a autenticidade das tradições com uma organização modernizada e inclusiva, reforçando a sua importância como um evento de referência no calendário cultural e económico da região.
