Festa do livro premiou a cultura em Celorico de Basto

Festa do livro premiou a cultura em Celorico de Basto

O I Concurso Literário de Poesia de Celorico de Basto anunciou os vencedores na festa do livro. A iniciativa foi criada com o intuito de “acrescentar valor à festa do livro e incentivar à escrita poética” disse Maria José Marinho, vereadora da Câmara Municipal de Celorico de Basto. “A participação excedeu as expetativas com participantes vindos de todo o país”. O primeiro prémio foi entregue a Vitor Costeira, de Alverca do Ribatejo, com o poema “Relógio de água” o segundo prémio foi para César Magarreiro, de Lisboa com o poema “50 anos é obra” e o terceiro prémio foi também para Vitor Costeira com o poema “Os meus sapatos amarelos”. Neste primeiro prémio literário foram atribuídas 3 menções honrosas, ao poema saudade de Mariora Murzina, Celorico de Basto, ao poema “Procuras-me e não me encontras” de Margarida Teixeira de Cabeceiras de Basto e ao poema “Intensidades” de Francisco Gomes de Alvaiázere.

A festa do livro apadrinhada pelo escritor Afonso Valente Batista decorreu na casa da terra e está em fase contínua de crescimento. Para o presidente da Câmara Municipal, José Peixoto Lima, “esta festa do livro ou no futuro, a festa das artes, tem e terá sempre o livro como protagonista. A nossa intenção é acrescentar valor a esta iniciativa com a inclusão de mais iniciativas direcionadas às artes, à pintura, à escultura, à música, ao cinema, motivos e momentos que poderão atrair novos públicos, e fomentar o gosto pela leitura”. José Peixoto Lima assegura que “é intenção tonar esta festa mais visível, um espaço que seja atrativo e que sirva de rampa de lançamento para novos autores e obras, mas também para os artistas nas diferentes áreas de atuação, um espaço cultural, onde todos têm lugar”.

Festa do livro premiou a cultura em Celorico de Basto

Por esta festa do livro passaram um sem número de artistas de diferentes áreas. Os Profe Trolls, o concerto literário de Richard Towers, a oficina de ilustração de Carlos Giovani, os Ritmia, o Ruy Marchi, Basfado e a Mariana Dalot. Foram apresentadas algumas obras literárias como “o Visconde das camélias carmesins” de Beatriz Meireles, “Dom António Ribeiro” de Paula Borges Santos e o “QUAAASE PRONTO!…” da Andorinha Astuta. Ao longo dos 6 dias decorreram momentos de à conversa com … os autores locais, Nuno Camarneiro e António Mota.

Um certame que contou ainda com um conto teatralizado “Alice no país das Maravilhas” de Carina Novo e “as sementes da magia” de Rui Ramos. Um certame que contou também, no último dia da festa, com a visita do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.