De 30 de março a 5 de abril, a Casa da Terra, em Celorico de Basto, acolhe a Festa do Livro, uma iniciativa que conta com centenas de livros de várias editoras, tais como a Penguin Livros, a Leya e a Bertrand Editora. Esta é uma festa que tem muito mais que livros e que, nesta edição, procura incluir também a música, “numa mistura poética com a literatura”.
A abertura oficial está agendada para dia 30 de março, às 18h00, com um momento musical de tributo a Luís Vaz de Camões, a cargo da Academia de Música de Basto.
No dia 31 de março, a festa continua com o encontro intergeracional “estórias com alma”, que junta os idosos do programa Celorico a Mexer com as crianças do Centro Escolar de Celorico de Basto. À tarde, a partir das 14h30, a comunidade é convidada a assistir ao momento “À conversa com…”, que colocará vários cantores e compositores a falar de música e da escrita para a música, entre os quais Bezegol, Zé Faria, Cláudia Martins, Nuno Melo, Márcio Edu.Mundo e Carla Lopes. A conversa decorrerá no Cineteatro dos Bombeiros Voluntários Celoricenses (CTBVC).
No dia 1 de abril, a Feira do Livro dá palco à booktoker Maria Rita Matos e à bookstagramer Catarina Barbosa, um momento que tem como objetivo “colocar a juventude a ler”. No dia 2 de abril, volta o “à conversa com…”, desta vez com o escritor João Manuel Ribeiro.
A Festa do Livro decorre na Semana Concelhia da Leitura e, neste âmbito, o Centro Escolar da Mota e o Centro Escolar de Gandarela irão acolher os “Contos da Inácia” no dia 3 de abril, iniciativa que se irá replicar no dia 4 de abril, para o Centro Escolar da vila e o Centro Escolar de Fermil.
Também no dia 3 de abril, logo às 10h00 da manhã, para alunos e comunidade em geral, no Cineteatro dos Bombeiros Voluntários Celoricenses será apresentado “GPS com Cifrão”, com o famoso cantor e ator, num projeto inovador. À tarde, os visitantes da feira poderão assistir à iniciativa “Ler Camões cantando” pela Escola Profissional Agrícola Eng. Silva Nunes aos idosos do Celorico a Mexer. Nessa mesma tarde será ainda apresentado o livro “Abandono – O renascer” de Cátia Teixeira e, à noite, também no CTBVC, será promovido o concerto “Sérgio Mirra e os alunos do Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto”.
Na sexta, a manhã conta com a apresentação “No reino dos porquês” – a ciência cantada e contada por Carlos Fiolhais e Daniel Completo. À noite, a Casa da Terra acolhe a apresentação do livro “100 Título” de Perpétua Carvalho.
A Festa do Livro termina no dia 5 de abril, sábado, com diversos momentos culturais. A tarde inicia com a entrega dos prémios do II Concurso Literário de Poesia, seguindo-se a apresentação do livro infantil “A Prenda”, de Ana Carolina Montenegro Machado, pela Andorinha Astuta. Ao fim da tarde é tempo da apresentação do livro de Martim Sousa Tavares, “Falar Piano e Tocar Francês”.
A noite é reservada a um concerto a cargo da Orquestra sem Fronteiras, um momento “que se prevê extraordinário, reflexo da forma como queremos incluir as artes e, nesta edição em particular, a música, na Festa do Livro. Sintam-se todos convidados a viver a nossa Festa do Livro”, disse a vereadora com o pelouro da Cultura, Maria José Marinho. A autarca aproveitou para enaltecer “todo o trabalho desenvolvido pelo patrono desta Festa do Livro, o Afonso Valente Batista, que é o grande impulsionador deste evento e tem colaborado de forma incansável pela promoção cultural do concelho”.
A Festa do Livro conta ainda com animação permanente pela “Era uma vez”, que vai ter um espaço dedicado aos autores locais, um espaço dedicado aos 200 anos de Camilo Castelo Branco e aos 500 anos de Luís de Camões, além de muitos livros.
