As festas em honra de Nossa Senhora da Oliveira vão decorrer em Gandarela de Basto de 7 a 11 de agosto. Este ano, a celebração é especial, marcando os 50 anos deste evento tradicional na vila.
As novenas arrancam no dia 4 de agosto, domingo, e vão até quinta-feira, dia 8, realizando-se às 10h15 no primeiro dia e às 19h00 nos dias seguintes, na Capela de Nossa Senhora da Oliveira.
Na quarta-feira, dia 7, às 21h30, haverá uma aula de zumba aberta à população na Rua Nossa Senhora da Oliveira. Já na quinta-feira, o Grupo Basfado atua junto à capela de N.ª Sr.ª da Oliveira às 21h30.
Dia 9, sexta-feira, há missa na capela às 21h00, que será seguida de uma procissão de velas. A partir das 22h30, são 4 os grupos de bombos que vão desfilar na Rua D. António Ribeiro: Os Tugas de Carvalho, Arnoia em Movimento, Viva Moreira e Zés Pereiras de Vila Nova do Corgo.
Às 23h30 começa o Gandarela’s Fest no Palco Jardim Vieira de Castro, que vai contar com a atuação dos One Vision, uma banda de tributo aos Queen, Cromos da Noite, DJ Mayara Azevedo, DJ Cozta & DJ Botas e DJ Ornella.
O sábado, dia 10, começa às 08h00 com o Grupo de Bombos Zés Pereira de Vila Nova do Corgo, que vai percorrer a freguesia. Às 22h00, o Rancho do Centro Recreativo, Cultural e Desportivo dos Amigos do Castelo atua no Palco Jardim Vieira de Castro, seguido do Grupo OMNI’S às 22h15.
À 00h30, um dos cabeças de cartaz, o artista Emanuel, sobe ao Palco na Rua D. António Ribeiro, seguindo-se uma sessão de fogo de artifício às 2h00 e atuações de DJs a partir das 2h30.
No domingo, há missa campal em honra de Nossa Senhora da Oliveira às 11h30, que será cantada pelo Grupo Aleluia Jovem às 11h00. Às 15h00, entra a Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Leixões, e às 1h30 iniciam-se as atuações de ranchos folclóricos no Palco Jardim Vieira de Castro, que vão incluir o Centro Cultural e Folclórico de Gandarela e o Rancho Folclórico e Juvenil do Centro Cultural e Recreativo de S. Bartolomeu do Rego. Pelas 16h30, entra a Banda de Música dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso.
A procissão em honra de Nossa Senhora da Oliveira, presidida pelo Arcebispo Primaz de Braga, Dom José Manuel Garcia Cordeiro, está marcada para as 18h00, e vai contar com um piquete da GNR a cavalo.
Já às 22h00, a Orquestra da Banda de Música da Póvoa de Lanhoso volta a dar música à vila, antecipando a atuação de João Pedro Pais às 23h30 no Palco Rua D. António Ribeiro. A festa culmina com uma sessão de fogo de artifício à 1h00, e DJs a partir da 1h30.
Nas suas redes sociais, a organização declarou: “É com enorme gosto e satisfação que apresentamos o cartaz para a festa de 2024 em Honra de Nossa Senhora da Oliveira! Tudo foi pensado ao pormenor para tornar estes cinco dias de festa épicos. E já sabem, temos encontro marcado de 7 a 11 de agosto”.