Britelo está em contagem decrescente para as festas em honra de S. Pedro, que terão início esta sexta-feira e vão prolongar-se até domingo, 30 de junho. O evento, repleto de atividades religiosas e culturais, promete animar residentes e visitantes.
As festividades começam às 8h00 de sexta-feira, dia 28, com o lançamento de morteiros e o ligar da música. Já ao final do dia, pelas 19h00, abre a igreja e inicia o serviço de bar. À noite, terá lugar o primeiro concerto da edição deste ano das festas, com a atuação dos Extra Som às 21h00, que prometem animar o público com música de baile.
No sábado, o dia começa novamente com morteiros e música variada, seguindo-se a Alvorada de Bombos de Santa Eufémia de Agilde, que vão percorrer a freguesia a partir das 9:00h. Às 19h00 abre novamente o serviço de bar, e às 19h30, não esquecendo a componente religiosa da festa, há uma missa solene em honra de S. Pedro.
A música ao vivo volta às 22h30, com a atuação de Ruizinho do Acordeão, e a noite culmina com uma sessão de fogo de artifício à 00h30.
Domingo, o último dia das festas, começa como os anteriores, com o lançamento de morteiros às 8h00. Às 10h30 há missa solene cantada pelo Grupo Coral de Britelo, que será transmitida pela Rádio Região de Basto.
O serviço de bar abre mais cedo do que o costume, às 14h00, e às 16h30 entra para atuar a Banda Filarmónica de Santa Tecla. De seguida, chega o Rancho Folclórico de Santa Maria de Canedo, e depois inicia-se a atuação da Fanfarra dos Escuteiros de S. Pedro de Britelo. A procissão em honra de S. Pedro, um dos momentos mais esperados, está prevista para as 18h00h.
Às 20h00, volta a tocar a Banda Filarmónica de Santa Tecla, seguindo-se a atuação do Rancho Folclórico de Santa Maria de Canedo marcada para as 20h30. O encerramento das festividades está previsto para as 23h00.
No programa do evento, a organização convida toda a população a passar por Britelo e juntar-se à festa: “É com grande entusiasmo e alegria que convidamos toda a comunidade paroquial e seus amigos a participar nas festividades do nosso padroeiro”, lê-se.