Canedo de Basto acolhe as Grandiosas Festas em honra de Nossa Senhora de Fátima entre os dias 2 e 4 de agosto. O evento vai incluir momentos religiosos, culturais e musicais, proporcionando atividades para toda a comunidade.
Em preparação para as festividades, entre amanhã, dia 31 de julho, e dia 1 de agosto, vão realizar-se as pregações com um conceituado pregador.
Já na sexta-feira, dia 2 de agosto, pelas 22h00, começa o Festival Folclórico que vai contar com a participação dos grupos Os Amigos do Castelo, Rancho Folclórico de Santa Luzia de Vilar de Viando, e Rancho Folclórico de Santa Maria de Canedo.
No sábado, às 8h30, uma salva de morteiros dá início ao dia, e assinala a entrada do Grupo Regional de Zés Pereiras de Vila Nova do Corgo que vai percorrer a freguesia.
À noite, pelas 21h00, a Igreja Matriz recebe uma missa pelos emigrantes, seguida de uma procissão de velas até à Igreja Paroquial. Depois destes momentos de devoção, às 23h00, o artista Pedro Miguel sobe a palco, e para a 00h30 está marcada uma sessão de fogo de artifício. Depois do fogo, começa a atuação do DJ Cozta com banda.
O domingo começa com uma salva de morteiros às 08h00, seguida de uma missa solene em honra de Nossa Senhora de Fátima, que vai incluir a celebração da Primeira Comunhão, às 10h30.
À tarde, pelas 15h00, entra a Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Leixões. Já às 16h00, é a vez Banda de Gaitas de Tromentelo, e às 16h30 a do Rancho Folclórico Os Camponeses de Arosa. Às 18h00 terá lugar a procissão em honra de Nossa Senhora de Fátima, o ponto alto das festividades, que vai contar com andores de flores naturais. Após a procissão, o rancho retoma a sua atuação a partir das 19h30.
As festividades continuam à noite com a Banda Nova Dança às 22h00, que será interrompida para o concerto de Maria Leal entre as 23h00 e a 00h30. O grupo musical retoma depois a atuação, assinalando o encerramento da edição de 2024 das Festas em honra de Nossa Senhora de Fátima.