Milhares de pessoas passaram por Celorico de Basto para celebrar a cultura, a história e a identidade da comunidade celoricense.
Foram quatro dias de festa e de elevação cultural: “Estamos muito agradecidos. Tivemos quatro dias extraordinários com a valorização dos artistas locais, mas também de um artista de cariz nacional e internacional que elevou ao mais alto nível estas festas do concelho”, afirmou José Peixoto Lima, presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto.
De acordo com o autarca, as Festas de S. Tiago contaram com “um cartaz cultural diversificado que procurou agradar a todos e ao mesmo tempo contribuir para a prosperidade de toda esta região. Obviamente que estas festas tem o seu papel cultural e tradicional que reforça a coesão social, mas, ao mesmo tempo, mostram-se como um importante estímulo para o desenvolvimento económico da região, com a hotelaria e a restauração como principais visados”.
José Peixoto Lima assegura que estas festas são fundamentais para a “coesão social e para a preservação e elevação da nossa identidade cultural, a valorização das nossas raízes, o orgulho na nossa terra, nas nossas tradições é a marca indissociável desta homenagem a S. Tiago. Ao mesmo tempo, damos aos nossos emigrantes que por estes dias vão chegando ao nosso concelho para desfrutar das merecidas férias, a oportunidade de viver intensamente a sua terra natal”.
As festas do concelho em honra de S. Tiago tiveram uma programação diversificada, com o sábado à noite e o domingo à tarde como dias de maior atratividade. No sábado à noite, os Omni’s, um grupo local que tem vindo a crescer e a ganhar notoriedade dentro e fora de portas, iniciaram a programação. De seguida, subiu a palco o tão aguardado artista Tony Carreira, que apresentou parte do seu vasto repertório musical e que levou os fãs, milhares de pessoas que encheram a Praça Cardeal D. António Ribeiro, a cantar cada música lançada pelo cantor. O artista, a completar 36 anos de canções, protagonizou um espetáculo soberbo que deixou os fãs absolutamente rendidos.
Depois do espetáculo decorreu uma grandiosa sessão de fogo de artifício, mas, a festa, não acabou aí. Na Quinta do Prado arrancou o S. Tiago Toda a Noite, que contou com a atuação de DJs e a casa cheia até de madrugada.
No domingo, o cortejo etnográfico voltou a levar milhares de pessoas à sede do concelho. Uma manifestação da cultura local, com as freguesias a marcar presença e mostrar, com honra e dignidade, os usos e costumes que melhor os identificam. Os grupos de bombos do concelho abriram o cortejo.
Estas grandiosas festas arrancaram no feriado municipal, dia 25 de julho, com a celebração da missa campal, no Parque Urbano do Freixieiro, em honra de S. Tiago. A noite deste dia contou ainda com a apresentação do concerto Grooving Orquestra By AMB, que apresentou um repertório do melhor rock, metal e heavy-metal. O concerto contou também com a atuação de um artista convidado, Vasco Pinto.
Na sexta-feira, o festival de folclore juntou os quatro ranchos do concelho de Celorico de Basto que apresentaram as danças, cantares e trajes tradicionais do folclore minhoto. Praticamente em simultâneo decorreu o despique de bombos com os grupos do concelho de Celorico de Basto a marcar presença.