O Centro Urbano da Mota, em Celorico de Basto, foi palco, esta sexta-feira, de uma noite marcada pela música, pela fé e pela juventude, com a realização do Festival Arciprestal da Canção Jovem. Sob o lema da esperança, o evento reuniu três grupos e seis canções originais, num ambiente de festa que encheu a praça e emocionou os presentes.
Em palco, ouviram-se temas como “Fim do Mundo” e “Crescer em Esperança” do grupo “Os Mensageiros”, “Missão: Acreditar” e “Peregrino não para” do grupo “Aleluia Jovem”, e “Paz Sonhada” e “Luz do Amanhecer” do grupo “Jovens com Esperança”. Esta última canção foi a vencedora da noite, conquistando o júri e garantindo ao grupo um lugar no Festival Diocesano da Canção Jovem, que se realiza a 14 de setembro em Braga.

Além da representação de Celorico de Basto na fase arquidiocesana, os “Jovens com Esperança” foram ainda premiados com um fim de semana em Roma. Para o Pe. Carlos Macedo, assistente arciprestal da Pastoral Juvenil, o prémio “incentiva a que outros grupos participem e dá a estes jovens a oportunidade de viver uma experiência marcante, num dos locais com uma importância central e simbólica para os católicos — tanto histórica, quanto espiritual e doutrinal”.
A iniciativa resultou da colaboração entre o Arciprestado de Celorico de Basto e o Município de Celorico de Basto, que uniram esforços para proporcionar um evento memorável. “Esta iniciativa continua a crescer e a motivar os jovens a participar. No ano do jubileu, é muito gratificante viver esta comunhão, esta interajuda e este querer caminhar orientados pela Esperança”, afirmou o arcipreste Pe. Francisco Medeiros.

O presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, marcou presença no evento e deixou palavras de reconhecimento aos jovens participantes: “Sempre estivemos e sempre estaremos disponíveis para ajudar, para melhorar e para apoiar em tudo o que for necessário. Vestimos a camisola, literalmente, e associamo-nos ao Festival Arciprestal da Canção Jovem desde o primeiro instante. E hoje, vivemos um momento que nos arrebatou com canções muito bem interpretadas e escritas, com mensagens que nos colocaram a refletir e a certeza de que os nossos jovens são verdadeiros Peregrinos da Esperança. A todos, muitos parabéns pelo grandioso momento”.
O festival decorreu integrado na programação da iniciativa “Há Festa na Praça”, promovida pela autarquia, reforçando o envolvimento da comunidade e celebrando o talento jovem ao serviço da fé e da esperança.