A instalação de rede de fibra ótica em Celorico de Basto, que já cobre mais de 96% do território, está a provocar um aumento significativo nos contratos de internet de alta velocidade.
Segundo a DSTelecom, 608 novas unidades habitacionais (UH) contrataram recentemente o serviço de fibra ótica no concelho, no âmbito da expansão da cobertura de rede, num curto espaço de tempo.
Esta realidade já contempla a localidade de Ourilhe, que desde o início de agosto passou a ter acesso a serviços de banda larga de última geração.
A recente expansão da rede em Celorico de Basto permite que cerca de 11 mil famílias possam ligar-se à fibra ótica. O processo está a ser solicitado a “alta velocidade” pela população, com pedidos sucessivos de ligação e já com mais de 3 mil famílias ligadas.
As operadoras não têm mãos a medir para responder a esta procura, garantindo a instalação da fibra nas habitações através das infraestruturas da DSTelecom.
Para o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, “a fibra ótica, nos dias que correm, é fundamental e imprescindível, uma necessidade urgente para criar as mesma oportunidades para toda a população”. O autarca acrescenta que, “em articulação com a dstelecom foi possível a expansão da fibra a todas as freguesias do concelho, chegando também a comunidade de Ourilhe que já se pode ligar à fibra e à internet de alta velocidade. Estando previsto até final do ano a cobertura da totalidade do território no âmbito do concurso para a cobertura das zonas brancas”.
A fibra ótica, tecnologia que garante velocidades muito superiores às ligações tradicionais, é, segundo José Peixoto Lima, “uma ferramenta primordial e absolutamente indispensável para o desenvolvimento do concelho. Perceber que as pessoas estão efetivamente a ligar-se à rede é um sinal claro da importância desta infraestrutura, tanto para residentes como para visitantes, enquanto ferramenta de trabalho e lazer”.