O Município de Celorico de Basto e a DSTelecom afirmaram ontem, dia 25 de fevereiro, junto dos presidentes de Junta de Freguesia do concelho, no Centro de Promoção de Produtos Locais e Tradições da Mota, o compromisso de atingir uma cobertura de fibra ótica superior a 93% no território concelhio.
O presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, quis, com esta reunião, mostrar, de forma efetiva, o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido com o objetivo de levar a todo o território “uma ferramenta fundamental na conexão de dados, com uma ligação mais eficiente, rápida, sem estrangulamentos e que corresponde às necessidades da população que, cada vez mais, precisa desta ferramenta para a execução de funções profissionais e académicas, mas também lúdicas e que tornam os territórios mais eficientes e inteligentes”.
O autarca acrescenta que “a cobertura de todo o concelho fomenta a fixação dos cidadãos e a captação de investimento e, com isso, reduz as assimetrias do território com políticas como esta, que fortalecem a coesão e o desenvolvimento integral, do qual todos fazem parte”.

Durante a sessão ficou patente que nenhuma parte do território ficará “de fora deste processo”, permitindo à comunidade celoricense estar conectada em qualquer local do concelho com a mesma qualidade e rapidez. A DSTelecom está a finalizar a instalação da fibra na zona Este do concelho, seguindo depois para Ourilhe e Gagos.
A par deste esclarecimento foi apresentado o projeto 5G CONNECT, que será financiado pelo programa CEF – Connecting Europeam Facility, o Programa de Financiamento Europeu a Infraestruturas e Serviços Digitais, que pretende fomentar a conectividade digital de forma a suportar os estados-membros a atingir objetivos estabelecidos pela União Europeia para a década digital, como é o caso da implementação de infraestruturas 5G.
Este é um processo que será trabalho pelo Município em parceria com a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, na perspetiva de levar à comunidade a rede 5G, a quinta geração das redes móveis, que vem suplantar a 4G na velocidade.
“Os tempos que vivemos exigem que sejam encontrados todos os mecanismos para fomentar a conectividade digital. O mundo é, mais do que nunca, uma aldeia global, e temos que nos posicionar na linha da frente na criação de oportunidades. Fazemo-lo com visão, inovação e orientados com as diretivas europeias”, afirma José Peixoto Lima.