Futsal uniu-se em Celorico de Basto para homenagear Simão Gonçalves

VII Encontro de MKA+ Futsal

No passado fim de semana, dias 10 e 11 de maio, a Associação de Futebol de Braga promoveu no Gimnodesportivo de Celorico de Basto o VII Encontro de MKA+ Futsal – Encontro de Petizes e Traquinas da AF Braga.  O evento contou com uma homenagem a Simão Gonçalves, jovem atleta da AFCB falecido em fevereiro, destacando o sentido de pertença à família do futsal.

O futsal tem vindo a crescer de forma exponencial no concelho de Celorico de Basto, muito por força do trabalho desenvolvido pela Associação de Futsal de Celorico de Basto, com resultados visíveis na formação, com múltiplos atletas a serem selecionados para as diferentes seleções nacionais e requisitados por outros clubes. Este grande dinamismo é também fator para acolher grandes eventos desportivos na modalidade de futsal neste concelho.

VII Encontro de MKA+ Futsal

O encontro contou com a participação dos clubes Futsal Celorico de Basto (AFCB), Lusa Braga Escape Game, SC Braga, Associação Santo Tirso, AD Jorge Antunes, CR Candoso, GCR Nun’Álvares e AD Colégio Caldinhas, proporcionando momentos de desportivismo e espírito de equipa.

A organização deste evento contou com o apoio do Município de Celorico de Basto, com o autarca celoricense, José Peixoto Lima, a marcar presença em vários momentos deste encontro, e de forma particular na homenagem a Simão Gonçalves, “um momento comovente que reforça o espírito de união e família que o futsal cria”.

“O Simão foi, é será sempre parte integrante da Associação de Futsal de Celorico de Basto. Fará sempre parte da história desta grande família. Esta proximidade da Associação de Futebol de Braga com os atletas e clubes locais é um sinal de que o caminho trilhado no desporto está a ser bem alinhado e prioriza primeiro o atleta e depois a competição. Celorico de Basto é um território aberto à promoção de iniciativas que valorizem o desporto, a educação e os valores humanos”, destacou o presidente da Câmara de Celorico de Basto.

O momento de homenagem promovido pela Associação de Futebol de Braga contou com a presença da família de Simão Gonçalves e com a presidente da AFCB, Paula Magalhães, que reforça a importância de “de olhar para o desporto como espaço de família, onde os jovens crescem com princípios e valores e que se sentem em casa, num ambiente fraterno e acolhedor. É isso que fazemos com os nossos atletas, mais do que futsal, promovemos uma casa para todos, a vitória de um é a vitória de todos, a dor de um é a dor de todos. Perder o Simão foi um choque, uma dor avassaladora. Lembrá-lo é uma alegria e a certeza que temos feito o melhor pelos nossos atletas”.

Mais do que uma competição, este encontro foi um verdadeiro exemplo daquilo que o desporto deve representar: amizade, respeito e cooperação.

O evento terminou com um piquenique entre todos os clubes participantes, reforçando o espírito de união.