Num fim de semana dedicado à celebração dos 24 anos de elevação de Gandarela a vila, esta localidade viu inaugurado um equipamento “moderno, vibrante e onde as crianças serão muito felizes”, a nova creche.
Localizada mesmo no coração da vila, a creche de Gandarela de Basto traz “agarrada a si a história e a memória de muitos que por aqui passaram. O berço da educação de tantas crianças ganha agora uma nova vida com esta creche que vai dispor de 42 lugares, para crianças até aos 36 meses, incluindo berçário”, assegura o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima.
Esta é uma obra emblemática, que nasceu da vontade do poder local: “Este projeto é um compromisso da Câmara Municipal que tenho a honra de liderar, com a melhoria continua da qualidade de vida das populações e a aposta na criação de mais e melhores serviços para o nosso concelho, fundamentais para a atração e fixação de populações”, acrescentou o autarca.
A entrada em funcionamento deste equipamento está para breve “e conta já com um número considerável de inscrições, não só de famílias deste concelho, mas de concelhos vizinhos”.

O equipamento será gerido pelo Grupo Cultural Recreativo e Núcleo Infantil de Gandarela (GCRNIG), com quem o Município celebrou, nesta inauguração, um contrato de comodato. Uma associação que tem desenvolvido “um excelente trabalho de serviço à comunidade e que terá agora um desafio, bem-sucedido, garantidamente, na gestão deste equipamento”, afirma José Peixoto Lima.
“Destaco o trabalho das IPSS que tudo fizeram para encontrar soluções após a entrada em vigor da gratuitidade das creches e, neste aspeto, deixo uma palavra de apreço ao Dr. João Ferreira, diretor do Centro Distrital de Braga da Segurança Social, por todo o trabalho e colaboração prestada”.
O autarca acrescenta que, neste dia de festa, com a inauguração deste equipamento e a celebração de 24 anos de elevação de Gandarela a vila, é fundamental ressalvar a importância “do crescimento urbano desta vila com a implementação de equipamentos e serviços capazes responder às necessidades das comunidades destas freguesias e das freguesias circundantes. Trabalhamos para criar um núcleo urbano forte, robusto e com capacidade de resposta às populações, fomentando a sua fixação e o desenvolvimento integral da comunidade”.

A inauguração da creche de Gandarela de Basto mereceu o elogio do secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Silvério Regalado, pela forma como o poder local soube “olhar o passado com respeito e o futuro com esperança. Celebramos 24 anos de uma vila que respeita a sua história. Poderiam ter deitado as paredes da antiga Escola Primária abaixo e construir uma obra nova, de raiz, mas priorizaram a valorização da história e da memória das gentes desta terra, e isso é de enaltecer”, ressalvou.
Esta é uma obra que conta com financiamento do PRR e do Norte 2030, num país que “é dos melhores executantes do PRR da Europa, num processo onde todos são precisos. Durante esta sessão foram vários os elogios de profissionalismo aos que colaboraram em todo o processo e são merecidos, aqui somos todos precisos: autarquias, técnicos, empreiteiros”. O secretário de Estado aproveitou para homenagear o poder local: “O autarca é o primeiro a ouvir e o último a desistir”, disse.
Palavras reiteradas pelo presidente da Junta de Freguesia de Basto (S. Clemente) e presidente do GCRNIG, Daniel Meireles, que ressalvou a visão do autarca, José Peixoto Lima, “que soube ouvir e idealizar, que conhece a nossa história, as nossas pretensões e necessidades, que nos permitiu dar vida este edifício e transformá-lo na beleza e utilidade que todos podem observar. Uma obra grande para Gandarela, onde se evidencia o trabalho sem olhar a bandeiras e/ou títulos”.
A vila de Gandarela de Basto é partilhada por duas freguesias que se uniram em prol de um bem maior. “A celebração dos 24 anos da elevação de Gandarela a vila vem provar que quando as freguesias trabalham juntas, ganhamos todos. A população beneficia de uma vila mais forte, mais coesa e mais preparada e este é o caminho que devemos continuar a seguir”, disse o presidente da Junta de Freguesia de Ribas, José Sousa. O autarca acrescenta que “esta infraestrutura vem colmatar as necessidades da região. Esta terra merece, esta vila merece e o resultado está à vista”.

A creche teve um custo superior e 900 mil euros, com 450 mil financiados pelo Norte 2030 e pelo PRR. Com capacidade para 42 crianças, a inauguração deste equipamento é “sinal de comprometimento da comunidade, porque o progresso e o desenvolvimento fazem-se com todos e em todas as dimensões da vida humana”, concluiu, perentório, José Peixoto Lima.
A cerimónia de inauguração iniciou com a bênção do espaço pelo pároco de Basto (S. Clemente), António Gonçalves, seguindo-se o descerramento da placa evocativa. Terminado este momento protocolar, os presentes foram convidados a visitar as instalações da recém-inaugurada creche.
A abertura deste espaço prevê-se para breve. As inscrições deverão ser efetivadas na sede do Grupo Cultural Recreativo Núcleo Infantil de Gandarela, no edifício da Junta de Freguesia de Basto (S. Clemente).
Esta obra, estruturante e decisiva para o crescimento da vila de Gandarela, vai responder à falta de respostas em creche que este concelho tem vindo a sentir desde a gratuitidade.
Veja a reportagem do Primeiro Minuto aquando da inauguração da creche: