Gandarela de Basto celebrou 23 anos de elevação a vila com música e homenagens

Gandarela de Basto celebrou 23 anos de elevação a vila com música e homenagens

As celebrações dos 23 anos de elevação de Gandarela de Basto a vila e dos 50 anos de Abril decorreram este fim-de-semana com a participação ativa da comunidade local. As comemorações incluíram a atuação do grupo da terra Omni’s, e da dupla sertaneja Leo e Leandro. O Centro Cultural e Folclórico de Gandarela mostrou as suas danças e cantares e as concertinas terminaram dois dias de celebrações.

Houve também espaço para homenagear os ex-autarcas de Ribas e da freguesia de Basto (S. Clemente), sendo que as cerimónias de homenagem foram amplamente elogiadas pelo presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, numa data de evocação da liberdade e da democracia: “Evocamos a democracia e a liberdade, evocar Abril é também uma oportunidade para os nossos territórios demonstrarem aquilo que fizeram e aquilo que querem fazer no seu futuro próximo. Celebramos sobretudo os homens e mulheres que foram autarcas nestas duas freguesias ao longo destes 50 anos. É muito importante, no momento que estamos a atravessar, evocar aqueles que cívica e empenhadamente deram de si, pela sua terra e pela sua comunidade, pensaram mais nos outros e menos em si próprios, muitas vezes com grandes sacrifícios e dificuldades. Ao longo destes 50 anos foi dado um salto enorme ao nível das autarquias locais, valor conquistado por Abril, um poder democrático que tem em si uma maior exigência e responsabilidade. Hoje, um dos maiores desafios que têm as autarquias é gerir não só os recursos financeiros que nos são alocados através da administração central, mas sobretudo também saber aproveitar muito bem os recursos que nos são alocados através da Europa, o atual PRR e até ao ano 2030, próximo quadro comunitário de apoio. Os tempos mudaram radicalmente, as dificuldades não foram todas sanadas, há sempre novos desafios, novas dificuldades, novas preocupações e anseios, preocupamo-nos com as questões de natureza social e ambiental, temos que encontrar respostas para a habitação. Hoje o nosso enfoque é dar dignidade a todas as pessoas para que vivam bem, assim se faz Abril”.

Em Ribas, a cerimónia de homenagem contou com a inauguração de uma placa alusiva a todos os atos eleitorais desde 25 de abril de 1976, e de quadros com as fotografias dos presidentes de Junta até 2013. O presidente da Junta de Freguesia, José Sousa, foi perentório na homenagem ao aferir que “comemoramos um momento de transformação profunda no nosso país, a nível político, social, cultural e económico, o despertar de uma consciência coletiva, a afirmação da dignidade humana e a exigência para a igualdade de oportunidades. A nível local, os autarcas enquanto representantes eleitos do povo, desempenharam e desempenham um papel fundamental neste processo de consolidação democrática. Os autarcas da freguesia de Ribas são os defensores da vontade popular, os mediadores entre o poder político e os cidadãos, os arquitetos do desenvolvimento local e os defensores dos interesses da comunidade, os agentes de proximidade do estado central e aqueles a quem, em primeira instância, os cidadãos recorrerem para a resolução dos seus problemas. Através do seu trabalho árduo, do seu compromisso inabalável, dão voz aos anseios e aspirações e a resposta às necessidades dos nossos concidadãos promovendo a participação cívica e fortalecendo os laços de solidariedade e coesão social. É por isso oportuno e justo que nas celebrações dos 50 anos do 25 de abril se faça a devida homenagem a todos aqueles que serviram a nossa freguesia e a sua população. O seu legado é o nosso património”.

José Sousa fez ainda uma breve apresentação de todos os anteriores executivos de Junta e Assembleia de Freguesia, num momento que contou com a presença dos ex-autarcas e familiares, e lembrou que estas celebrações estão ligadas também às celebrações dos 23 anos de elevação de Gandarela a vila, “um núcleo urbano muito importante para dinâmica económica, social, cultural e educativa do concelho”.  

Em Basto (S. Clemente), o presidente de Junta Freguesia, Daniel Meireles, atribuiu uma medalha honorífica a todos os ex-autarcas eleitos democraticamente e disse que “o 25 de Abril de 1974 é o marco da coragem e desejo inabalável de homens que mudaram a história de Portugal. Neste dia homenageamos de forma sincera e honesta os ex-presidentes de Junta desta freguesia, e cada um, no seu tempo e jeito de governar, fez o melhor pela freguesia e pelas pessoas. O presidente aproveitou ainda o 23.º aniversário de Gandarela de Basto à categoria de vila para recordar “os mais esquecidos” do que Gandarela de Basto e Basto (S. Clemente) cresceram nos últimos anos, salientando: “Crescemos em infraestruturas importantes, para o bem-estar das pessoas que vivem cá e nos visitam, recuperámos vias de comunicação existentes, construímos novas vias, novos caminhos e ligações pela freguesia. A toponímia chegou em 2014, foi quando, finalmente, começamos a ter nomes de ruas e números de porta. Fomos nós que abrimos a casa da Junta ao povo, uma casa enorme com serviços e espaços à disposição de todos. Este espaço é da freguesia e não da Junta de Freguesia, um espaço que precisa de obras de reabilitação para incluir ainda mais e melhores serviços”.

Daniel Meireles deu grande enfoque à educação, aos serviços que estão a ser criados como a creche, mas particularizou a saúde, “lutamos muito, com a Câmara municipal, e aqui o presidente da Câmara teve um papel de enormíssima qualidade ao voltar a colocar como hospital de referência Guimarães, estamos agora ligados à Unidade de Saúde Local do Alto Ave, e isso foi uma mudança muito benéfica para todos”. Daniel Meireles agradeceu de forma convicta à Câmara Municipal e ao presidente, José Peixoto Lima, como grande impulsionador de todas as obras e concretizações feitas na vila de Gandarela e na freguesia de Basto S. Clemente.

À margem destas homenagens foi inaugurado o parque infantil “Padre Albano Fernandes Costa – Pároco de Ribas”, que procura fazer jus ao trabalho de dedicação e entrega do pároco de Ribas à freguesia ao longo dos mais de 50 anos de serviço. José Sousa assegura que o parque é “apenas uma singela homenagem a alguém que ao longo destes 50 anos dedicou a sua vida a servir Ribas, com profundo interesse pela educação e formação das crianças e jovens, mas também pelos mais idosos com a criação de infraestruturas e serviços de apoio a estas faixas etárias e que muito enobrecem a freguesia, o concelho e o país. Durante estes 50 anos de democracia, Ribas teve muitos autarcas, mas teve apenas um pároco, o Sr. Padre Albano, e quando a paróquia e freguesia trabalham em conjunto é Ribas que fica a ganhar”.

Este foi um momento que juntou a freguesia e que deixou o padre Albano Costa comovido: “agradeço o reconhecimento de todo o coração, a minha maior alegria é ser útil, fazer o melhor possível por toda a gente, e que continuemos sempre de mãos dadas e de braços abertos para servir a comunidade”.

Ainda sobre esta inauguração, José Peixoto Lima disse que “este parque sempre foi um desejo da Junta de Freguesia, e do seu presidente, um equipamento que serve o local onde nos encontramos. As crianças que frequentam este jardim-de-infância merecem as melhores condições para o seu desenvolvimento. Hoje, estamos a fazer um esforço enorme para que todas as crianças tenham as melhores condições e ao mesmo tempo, estamos a criar as respostas de creche que estão em falta para que as famílias possam conciliar trabalho e vida familiar. Assim, também se constrói abril”. O autarca agradeceu ao padre Albano Costa “todo o seu trabalho ao longo destes 50 anos”, acrescentando que o padre Albano é “um visionário, pois quando olhamos para este centro, com estas respostas sociais, percebemos a grandeza dos sonhos e projetos deste homem, que com garra e determinação conseguiu mover tudo e todos para a sua concretização. Um bem-haja por toda a sua dedicação, empenho e serviço a esta comunidade”.

No término das cerimónias de homenagem, em Ribas, José Pexoto Lima anunciou o acordo para a aquisição de um terreno que irá permitir a construção de uma capela mortuária, um parque geriátrico e um espaço de lazer para toda esta comunidade.

Em S. Clemente anunciou que está aprovado, pela Câmara Municipal, a atribuição de um apoio para a reabilitação da sede da Junta de Freguesia de Basto S. Clemente.