“HÁ FEST!” coloca Amarante na corrida pelos Green Destinations Story Awards

Há Fest Amarante

O Município de Amarante está nomeado na categoria Thriving Communities dos Green Destinations Story Awards, uma distinção internacional que celebra histórias inspiradoras de sustentabilidade e boas práticas na gestão de destinos turísticos. Este ano, Amarante concorre com o projeto “HÁ FEST! – O Festival da Juventude”, uma iniciativa que alia cultura, inclusão e sustentabilidade.

Desde a sua criação, em 2015, o HÁ FEST! “tem sido mais do que um festival da juventude”, lê-se numa nota do Município de Amarante. Cada edição é dedicada a um tema que promove a reflexão e a ação em torno de causas importantes. Entre os temas já abordados destacam-se o bem-estar animal, a saúde, a igualdade de género, a sustentabilidade e a cidadania.

Na edição mais recente, em 2024, o foco esteve na inclusão e na acessibilidade, com a implementação de medidas concretas como a instalação de rampas, passadeiras e zonas adaptadas para pessoas com mobilidade reduzida. Além disso, o festival promoveu a utilização de espaços públicos diversificados de Amarante, incentivando a descoberta e valorização do território local.

Os Green Destinations Story Awards destacam histórias que servem como modelo para destinos turísticos sustentáveis, promovendo a partilha de boas práticas a nível global. O objetivo é inspirar comunidades, empresas e viajantes a adotar ações responsáveis e inovadoras.

Nesta edição, Portugal está representado, com várias nomeações de norte a sul do país, incluindo destinos como Águeda, Arouca Geopark, Açores, Celorico de Basto, Sintra, entre outros. Amarante, com o HÁ FEST! junta-se a este grupo, reafirmando o papel de destaque na promoção de um turismo sustentável e inclusivo.

Até 24 de janeiro, o público pode votar aqui no projeto de Amarante.