No passado domingo, dia 20 de outubro, o hipódromo municipal em Carvalho atraiu centenas de aficionados para assistir, pela primeira vez, a uma prova da Taça de Portugal. A prova rainha de trote e galope premiou o jokey António Bessa, na corrida a galope, e o driver Renato Pereira na corrida a trote-atrelado. O pocket boy sagrou-se campeão nacional no hipódromo de Carvalho, dado que esta foi a prova de encerramento da época desportiva.
Foram provas muito disputadas que levaram a plateia ao rubro do primeiro ao último instante de cada corrida, e que mostraram que este hipódromo é dos mais atrativos do panorama nacional também para os atletas. “É muito positivo perceber que este hipódromo tem vindo a ganhar notoriedade ao longo dos anos. Temos sempre uma excelente moldura humana e provas muito bem disputadas para delírio dos aficionados”, assegura José Peixoto Lima, presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto.
O autarca diz que “este espaço tem vindo a ser aprimorado ao longo dos anos, muito por força do impulso da Junta de freguesia de Carvalho e Basto (Santa Tecla), que olha para este hipódromo como um importante espaço desportivo e de lazer, espaço esse que acrescenta valor à freguesia. E é esse acrescentar de valor que nos move a melhorar as suas condições, para que cavaleiros, cavalos, e população possam ter as melhores condições para praticar a modalidade e assistir às provas”.
A realização de uma prova da Taça de Portugal no Hipódromo Municipal de Celorico de Basto deixa o presidente da Liga Portuguesa de Trote e Galope, Hélder Barbosa, muito satisfeito: “Este hipódromo entra na história com este grande prémio. Uma prova que conta com os melhores atletas, temos inclusive um driver que veio de Maiorca para estar aqui hoje numa das provas da Taça de Portugal. Fez questão de estar aqui em Celorico de Basto”.
O presidente da Liga considera que o hipódromo se mostra cada vez mais atrativo para os cavaleiros: “É um hipódromo que reúne, sempre, uma moldura humana extraordinária. E a pista apresenta boas condições, pouco a pouco têm vindo a ser desenvolvidas as melhorias necessárias para a realização das provas, movendo cada vez mais atletas e público”.
Já Jorge Marinho, presidente da Junta de Freguesia de Carvalho e Basto (Santa Tecla), assegura que “a moldura humana que se apresenta a cada prova dá notoriedade a este hipódromo e é chamariz para os melhores corredores do panorama nacional. Tivemos um dos grandes prémios nacionais, a Taça de Portugal, e isso é indicativo de que as condições que têm vindo a ser criadas neste hipódromo, muito por força do Município, estão na rota do ideal para termos para cada vez mais iniciativas deste âmbito. Celorico de Basto e sobretudo a zona alta do concelho, conta com muitos apaixonados pelo hipismo e gostam de ver este hipódromo a funcionar em pleno”.