O sorteio da 3.ª e 4.ª eliminatórias da Taça de Portugal Generali Tranquilidade, realizado esta quinta-feira na Cidade do Futebol, ditou um jogo histórico para o concelho de Celorico de Basto: o Clube Desportivo Celoricense vai receber o FC Porto.
O encontro, ainda sem dia e hora definidos, decorrerá entre 18 e 19 de outubro. O vencedor medirá forças com quem vencer o jogo entre Sintrense e Rio Ave.
Recorde-se que a partir da 3.ª eliminatória entram em competição os clubes da Liga Portugal Betclic, que jogam sempre na condição de visitante. No sorteio, que contou com a presença dos antigos internacionais João Tomás e Marco Caneira, participaram 64 equipas: os 46 vencedores da 2.ª eliminatória e os 18 emblemas da principal liga portuguesa.
Reações dos adeptos nas redes sociais
A notícia gerou uma onda de entusiasmo nas redes sociais do Celoricense, onde os adeptos não esconderam o orgulho e a emoção.
Ricardo Caetano sublinhou:
“Força Clube Desportivo Celoricense. Já estava a prever que pudesse ser uma equipa da 1.ª liga mas um grande é demais. As gentes de Celorico de Basto merecem.”
Domingos Pinto destacou a dimensão do momento:
“Seja onde for é para a história do CDC e para os jogadores e adeptos.”
Sérgio Silva lamentou apenas o facto do jogo não se realizar em Celorico:
“Preferia que fosse com o Sporting mas é um grande jogo para a história do Celoricense, só é pena que o jogo não deva ser em Celorico.”
Carlos Litos foi mais longe e sugeriu um palco de sonho:
“Só falta arranjar um estádio para o jogo, a melhor coisa a fazer é pedir o Estádio do Dragão emprestado ou o de Vila do Conde. Era um privilégio para todos os jogadores do Celoricense pisar aquele relvado.”
Entre mensagens de incentivo, houve também espaço para humor. Teixeira José Luís comentou:
“Vamos a eles rapazes, se ganharem eu peço ao Peixoto Lima para decretar 3 dias de feriado e cá no Porto falo com o Rui Moreira para fazer 3 dias de luto.”
Para muitos, este é um prémio merecido, como escreveu António Ribeiro:
“Prémio justo para o CDC!”
Já Agostinho Martins deixou um testemunho emocionado:
“Houvesse bancadas e seria um sonho ser em Celorico, mas o Celoricense bem terá de aproveitar para maximizar receitas. Estarei dividido no final, ganhe quem ganhar vai ser um misto de tristeza e alegria. Viva os dois clubes do meu coração.”
Pedro Miguel sintetizou o sentimento da maioria:
“Merecido para Celorico de Basto!”