Houilles é das vilas francesas com maior comunidade portuguesa e, considerando que Portugal celebra 50 anos da Revolução dos Cravos, o presidente da Câmara de Houilles, Julien Chambon, decidiu organizar a I Festa dos Portugueses. A iniciativa decorreu este fim-de-semana e contou com a presença de uma comitiva do município de Celorico de Basto, a convite do presidente de Houilles.
Maria José Marinho, vereadora da Câmara Municipal de Celorico de Basto, encabeçou a comitiva a Houilles, e reforçou a importância destas duas vilas geminadas “fortalecerem os laços que as unem e as aproximam. Celorico de Basto e Houilles celebram, a 13 de agosto, 18 anos de geminação, um protocolo estabelecido em 2006, e que tem por objetivo acentuar esta troca de experiências, este intercâmbio entre as gentes das duas vilas, da cultura, da arte, do saber-fazer. Acrescentou ainda que esta é “uma cooperação mútua em diferentes áreas, onde se fomenta a partilha e se cresce em sintonia. Esta vila, de facto, tem uma comunidade portuguesa muito relevante que preserva com brio os nossos usos e costumes, e os transmite às gerações seguintes e às comunidades onde se inserem. Foi uma honra poder participar nesta iniciativa”.
A festa dos portugueses consistiu na criação de um mercado de rua com a participação de expositores portugueses de várias áreas tais como a restauração, comércio, livrarias, artesanato como a filigrana, arte, e muito mais, sempre com os portugueses como autores e participantes ativos. Uma festa verdadeiramente portuguesa, com a participação de muitos jovens nas várias atuações, sempre em português, com fado, ranchos, música alternativa, rock e DJs.
A comitiva teve ainda oportunidade de visitar a sede de uma associação cultural e etnográfica portuguesa e o mercado municipal, onde trabalham vários portugueses na venda de produtos. Neste intercâmbio, o município de Celorico de Basto enviou para Houilles a broa de milho, o vinho verde e o fumeiro, e entregou uma base de dados com os contactos dos produtores locais, na perspetiva de impulsionar a exportação dos produtos de Celorico de Basto para a região de Paris. Ao município de Houilles ofereceu uma peça de artesanato do artesão Salvador Soares, que destaca o vinho verde, e uma camélia branca, que será plantada no parque público da vila de Houilles, no departamento de Yvelines.