Esta é uma iniciativa que tem vindo a ser desenvolvida de forma assídua junto deste público-alvo, “uma vez que são os alvos prediletos dos burlões, por múltiplos fatores. A sua vulnerabilidade caraterística da idade é, por si só, um atrativo e por isso torna-se cada vez mais crucial que estejam munidos de informação e se saibam defender quando se vêm perante uma situação de burla”, disse Helena Martinho, coordenadora do serviço de Desenvolvimento Social e Saúde do Município, durante uma das sessões.
Este Núcleo Idoso em Segurança, promovido pelo cabo Mendes e a cabo Martins, deu aos idosos exemplos claros de burlas, como se comporta um burlão, a forma como se apresenta, como interage e, acima de tudo, como é que os idosos devem agir para se salvaguardar da atuação iminente do burlão.

Estas são ações que o Município não descura e, em colaboração estreita com a GNR, procura atuar de forma a salvaguardar o bem-estar da população, sobretudo a mais idosa e vulnerável. “Sensibilizar é estar ao lado dos cidadãos e esse é um trabalho que não abdicamos. Neste aspeto em concreto, é fundamental aconselhar e informar os idosos com todos os recursos que temos à nossa disposição. A GNR faz, de facto, um trabalho meritório de sensibilização”, salienta Maria José Marinho, vereadora da Câmara Municipal de Celorico de Basto.
“Recentemente, foi implementada a Polícia Municipal no concelho com o objetivo, também, de prestar um serviço de maior proximidade junto deste público mais idoso, transmitindo-lhe segurança e, ao mesmo tempo, servindo de inibidor ao aparecimento de possíveis burlões”, remata a autarca.