Os idosos do programa “Celorico a Mexer” assinalaram o 25 de Abril em conjunto com alunos do 3.º ano das escolas básicas de Celorico de Basto, numa iniciativa que promoveu a partilha de experiências, a celebração da liberdade e a valorização da memória coletiva.
Ao longo da semana, as atividades decorreram nas escolas de Fermil, Gandarela, Mota e Celorico, proporcionando momentos de convívio intergeracional marcados pela leitura de poemas, interpretação de canções evocativas da Revolução e testemunhos na primeira pessoa de quem viveu esse período histórico.
A iniciativa, já habitual no âmbito do programa “Celorico a Mexer”, voltou a destacar a importância do 25 de Abril enquanto marco fundamental da democracia portuguesa, aproximando gerações e reforçando o conhecimento das mais novas sobre um dos momentos mais marcantes da história do país.
A última sessão decorreu na Escola Básica da Vila de Celorico, onde Helena Martinho, responsável pelos serviços de Desenvolvimento Social e Saúde do Município, sublinhou a relevância destes encontros, considerando tratar-se de um momento que valoriza “a vivência individual e coletiva dos nossos idosos num momento tão marcante como a Revolução dos Cravos”. A responsável acrescenta que “a promoção destes encontros vem reforçar a oportunidade para aproximar gerações, promover a partilha de experiências e assegurar o contínuo fortalecimento da democracia”.
Durante os encontros, os alunos participaram ativamente, interpretando canções de intervenção e declamando poemas alusivos à Revolução. Por sua vez, os idosos partilharam testemunhos sobre o 25 de Abril, tal como o viveram, entoaram a canção “Grândola, Vila Morena” e distribuíram cravos pelas crianças, num gesto simbólico evocativo da data.