A comunidade paroquial de Santa Tecla de Basto celebrou com grande alegria a reinauguração da sua Igreja Paroquial, após um longo período de obras de reabilitação.
A cerimónia formal de inauguração foi realizada pelo Arcebispo Metropolita de Braga e Primaz das Espanhas, D. José Cordeiro, na tarde do passado domingo, 9 de julho. A celebração contou com a presença de um considerável número de jovens que, naquele dia, receberam o sacramento da confirmação, bem como do Pároco e das autoridades civis convidadas.
Durante a celebração, dirigindo-se à comunidade e aos jovens, D. José Cordeiro incentivou-os a bendizer, à semelhança de Deus: “Deus diz sempre bem de nós, e dá-nos o exemplo para que nós também possamos dizer bem, porque somos cumulados de bens que d’Ele recebemos”. O Arcebispo ressaltou o exemplo da reforma da Igreja Paroquial como um bem realizado pela colaboração e esforço de muitos fiéis ao longo do tempo, na paróquia mais pequena do arciprestado de Celorico de Basto. Essa reforma representa um bem que pode ser usufruído por todos os membros da comunidade. D. José Cordeiro também desafiou os treze jovens crismandos a continuarem essa corrente de bem que atravessa a história da comunidade, assim como toda a história da relação de Deus com a humanidade.
No final da celebração, o Pároco, Padre Alexandre Sá, agradeceu à comunidade pela colaboração e entusiasmo na realização das obras de reabilitação da Igreja Paroquial. Como sinal de unidade e alegria, convidou todos os presentes a participar num convívio no exterior da Igreja.
A inauguração das obras de reabilitação da Igreja Paroquial de Santa Tecla de Basto é motivo de celebração e renovação espiritual para a comunidade paroquial. Os fiéis estão gratos pela colaboração e empenho de todos aqueles que contribuíram para tornar possível a concretização deste projeto.