Hoje, dia 18 de setembro, foram dois os incêndios reportados em Celorico de Basto.
O primeiro foco surgiu numa zona de mato em Britelo, com o alerta dado às 11h58. Neste momento, a ocorrência está em fase de resolução, sem perigo de propagação. No local, estão seis operacionais e duas viaturas a trabalhar para garantir a segurança da área.
O segundo incêndio foi registado na zona de mato em Arnoia, com o alerta recebido às 13h50. Neste caso, cinco operacionais e uma viatura estão a responder à situação.
Portugal continental está, desde domingo, dia 15 de setembro, em situação de alerta devido ao risco de incêndio, que se prolonga até às 23h59 de quinta-feira, dia 19 de setembro. Este alerta surge face às previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) que classificou o risco de incêndio como Elevado, Muito Elevado e Máximo em grande parte do território.
No âmbito da situação de alerta, estão em vigor medidas preventivas, como a proibição do acesso, circulação e permanência no interior dos espaços florestais previamente definidos nos Planos Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios, a suspensão de queimadas e a realização de trabalhos agrícolas e florestais com maquinaria, assim como a utilização de fogo-de-artifício ou outros artefactos pirotécnicos.