Celorico de Basto prepara-se para celebrar a 20.ª edição da Festa Internacional das Camélias, um evento que promete animar o concelho durante todo o mês de março. O programa oficial foi apresentado esta segunda-feira, dia 17 de fevereiro, destacando-se os dias 14, 15 e 16 de março como o ponto alto das celebrações.
A festa, que tem como mote “Em março a camélia é rainha!”, vai contar com uma agenda repleta de atividades culturais, desportivas e lúdicas, todas inspiradas na camélia, símbolo do concelho. Este ano, o evento vai contar com “melhor comodidade para quem nos visita. Serão reforçados os espaços para que as milhares de pessoas esperadas possam almoçar no recinto e nos restaurantes do concelho, com conforto e sem grande tempo de espera”, ressalva José Peixoto Lima, presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto.
A abertura oficial da Festa Internacional das Camélias está marcada para as 18h00 do dia 14 de março, com o Mercado de Camélias e a entrega de certificados na Quinta do Prado. Em simultâneo, decorre na Casa da Terra uma “Conversa 100 Floreados” com a Ciência Viva. À noite, pelas 21h00, destaque para o desfile da Princesa e Rainha das Camélias, que promete encantar os presentes.
No dia 15 de março, pelas 15h00, abre a exposição/concurso de camélias e às 15h30, ocorre um dos grandes destaques desta edição: será assinado um protocolo com a Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, para a criação da Quinta Ciência Viva das Camélias em Celorico de Basto.
José Peixoto Lima assegura que as camélias são um elemento “diferenciador, com um valor incalculável, que se denota pela forma como se enraíza na comunidade”. Valor esse “que queremos e vamos destacar com a celebração de um protocolo com a Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, com vista à criação da futura Quinta Ciência Viva das Camélias (QCVC), em Celorico de Basto, enquanto espaço de divulgação de cultura científica e tecnológica integrado nas Redes Ciência Viva”.
O autarca acrescenta que a criação da Quinta Ciência Viva das Camélias em Celorico de Basto, estruturada em torno da promoção e valorização da camélia enquanto património biológico e cultural e da implementação de um laboratório vivo de conservação da biodiversidade da camélia, “permitirá potenciar o património natural, cultural e social, numa ótica de saber-fazer e inovação, transferência de conhecimento para o mercado, desenvolvimento económico local e de diversificação da oferta turística de cariz científico, de vital importância para o concelho, mas também para todo o caraterístico território “Terras de Basto”, e com igual potencial de afirmação da região, a nível nacional e internacional”.
Esta quinta será um projeto “que irá unir diferentes setores e criar coesão em volta das camélias e do seu potencial, reforçando eixos como a sustentabilidade e inclusão”, salienta José Peixoto Lima.
O sábado termina com um concerto sinfónico que junta os Quinta do Bill e a Banda Filarmónica de Santa Tecla às 21h30.
Já no dia 16 de março, o destaque vai para o Desfile Temático e Batalha das Flores, na Praça Cardeal, marcado para as 15h00, seguido de uma atuação do Grupo Omni’s, às 17h30, na Quinta do Prado.
A Festa Internacional das Camélias é, neste momento, das festas de inverno mais atrativas, pelos “jardins majestosos das quintas e casas senhoriais que se ‘vestem’ de camélias durante este período frio, e são motivo obrigatório de visita. Mas também pela envolvência da própria festa internacional que atrai cada vez mais estrangeiros não apenas do nossos vizinhos da Galiza, mas de outros territórios da vizinha Espanha e de outros países, como franceses, italianos, brasileiros e muitos outros. As portas estão abertas para receber todos aqueles que nos queiram visitar e desfrutar do muito que esta festa internacional tem para oferecer”, convida o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto.

Além dos dias principais, a festa inclui uma série de atividades ao longo de março, a começar pela inauguração da Ponte de Arame já no próximo dia 1, sábado. À noite, pelas 21h30, o Centro de Proximidade da Mota recebe um concerto da Academia de Música de Basto.
No dia seguinte, 2 de março, às 11h00, será inaugurada a exposição de Serigrafias da Árvore, a cargo da Cooperativa de Atividades Artísticas. Já da parte da tarde, o Hipódromo Municipal de Carvalho acolhe a Corrida de Cavalos das Camélias.
A 7 de março, a Sala de Artes Formativas da Junta de Freguesia de Basto S. Clemente, em Gandarela de Basto, dá palco à peça de teatro “Cordão” pelas 21h30. Logo na manhã do dia seguinte, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, arranca uma caminhada alusiva ao dia em Gandarela de Basto.
No fim de semana de 22 e 23 de março, a Quinta do Prado acolhe o Baile das Camélias, que vai contar com banda e DJs, no sábado, e o encontro de cavaquinhos da EPAESN – Escola Profissional Agrícola Eng. Silva Nunes, no domingo.
O BTT Rota das Camélias, no domingo, dia 30 de março, marca o final da programação deste mês em que a camélia é rainha.
Além de tudo isto, a “Capital das Camélias” vai contar com uma série de atividades ao longo de todo o mês, como animação de rua, uma exposição na Casa da Terra, visitas aos jardins e decorações temáticas nas montras e varandas dos núcleos urbanos.
Veja a reportagem do Primeiro Minuto na apresentação do programa da Festa Internacional das Camélias abaixo:
[artigo atualizado a 18/02/2024 às 16h54]