O Município de Celorico de Basto estabeleceu um protocolo de cooperação com o Arciprestado de Celorico de Basto com o objetivo de colaboração institucional onde ficou patente a cooperação mútua para proporcionar o melhor acolhimento e alojamento aos jovens que estarão em Celorico de Basto, de 26 a 31 de julho, no âmbito das Jornadas Mundiais da Juventude.
O referido protocolo foi assinado esta sexta,24 de março, no Cineteatro dos Bombeiros Voluntários Celoricenses, pelo presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, e pelo Arcipreste de Celorico de Basto, Pe. Albano Costa.
Ao Município compete a responsabilidade de assegurar o alojamento, alimentação, animação transporte, voluntariado e funcionários de apoio aos jovens, prestando assim, apoio logístico e de cooperação. A coordenação do acolhimento dos jovens será da responsabilidade do Arciprestado que será dinamizado pelo COA, Comité Organizador Arciprestal, composto por jovens oriundos das várias paróquias do Arciprestado e que irá trabalhar em estreita parceria com o Município para proporcionar as melhores condições e apoios aos jovens.
Para o autarca de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, “esta é uma iniciativa irrepetível no nosso país, de dimensão religiosa única, mas também social, e foi nossa intenção, desde o primeiro instante, colaborar com a organização dos Dias na Diocese, para proporcionar o melhor acolhimento a estes jovens que irão participar nas Jornadas Mundiais da Juventude”. José Peixoto Lima diz que “este protocolo que ambas as entidades assumem é um compromisso para proporcionar dias memoráveis de alegria, fé, cultura e convívio, para que os jovens fiquem com a melhor imagem deste concelho e possam, quem sabe, numa outra oportunidade, regressar”.
Será uma semana intensa que terá o COA como orientador num dos momentos mais marcantes da história da Igreja em Portugal, como referiu o responsável pelo Comité Organizador Arciprestal, e assistente Arciprestal da Pastoral Juvenil, Pe. Alexandre Sá. “Estamos a preparar-nos para viver um dos momentos mais marcantes da história da Igreja em Portugal. Uma vivência que se anuncia pelo convívio proporcionado aos jovens oriundos de todo mundo que participarão nestas Jornadas Mundiais da Juventude. Um dos momentos que procura promover o encontro de culturas, de línguas e de experiências humanas e de vivência da fé”. O Assistente Arciprestal da Pastoral Juvenil disse também que “este bom entendimento e cooperação entre estas duas entidades irá proporcionar momentos únicos aos jovens que estarão em Celorico de Basto nos Dias da Diocese, bem como aos jovens celoricenses que estão motivados a participar no encontro em Lisboa com o Papa Francisco, no início do próximo mês de agosto”.
No final da sessão protocolar, os presentes foram convidados a assistir à peça de Teatro “A escuta” apresentada pelos seminaristas do grupo de Teatro S. João Bosco, que em jeito de comédia transmitiram a mensagem subliminar, mas explicita da importância de escutar o outro.