Um jovem de 14 anos perdeu a vida no final da tarde desta quinta-feira, dia 6 de fevereiro, na sequência do despiste de um automóvel no lugar de Casas Novas, freguesia de Gémeos, em Celorico de Basto. O carro, onde seguiam outros quatro adolescentes, terá capotado e caído numa ribanceira com 5 metros de altura. O alerta terá sido dado por volta das 18h00.
O jovem que acabou por falecer era Simão Gonçalves, filho de um militar do posto local da GNR. De acordo com o Jornal de Notícias, a vítima mortal ficou encarcerada na viatura e o óbito foi declarado no local pela equipa da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) de Guimarães, apesar das manobras de reanimação.
Os outros quatro ocupantes sofreram ferimentos ligeiros e foram assistidos pelos Bombeiros Voluntários de Celorico de Basto e pelo INEM, sendo posteriormente transportados para o Hospital Senhora da Oliveira, em Guimarães.
Simão era atleta da Associação de Futsal de Celorico de Basto (AFCB), que lamentou a sua morte: “É com profundo pesar que a AFCB lamenta a perda prematura do nosso querido atleta Simão. Neste momento de grande dor, os nossos corações unem-se em solidariedade com os pais, com o irmão e com toda a família, amigos e colegas do Simão. Que o Simão descanse em paz e que o seu exemplo de determinação e paixão pelo futsal continue a inspirar todos nós. Até um dia querido Simão!”, lê-se nas redes sociais do clube.
As autoridades estão a investigar as circunstâncias do acidente, uma vez que os ocupantes do veículo tinham entre 14 e 16 anos e, como tal, não possuíam carta de condução. O carro pertenceria ao pai de um dos jovens envolvidos no acidente.
Uma equipa de apoio psicológico do INEM deslocou-se ao local para acompanhar os familiares da vítima.