Um torneio de futsal de fim-de-semana levou uma comitiva de 25 atletas a França, à vila de Houilles, geminada com Celorico de Basto com quem mantém uma forte relação de intercâmbio cultural e desportivo.
“Voltamos a Houilles, uma vila muito ativa no que respeita à relação de geminação estabelecida com este concelho, sempre disponível para nos acolher e fortalecer os laços que nos unem” disse José Peixoto Lima, presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto. O autarca assegura que “este dinamismo é fundamental para criar intercâmbios em várias áreas de desenvolvimento podendo trazer vantagens muito positivas para estas comunidades. A troca de experiências, de conhecimentos, de tradições, são o mote para a criação destas relações de geminação que estão cada vez mais enraizadas e disponíveis neste querer acrescentar de valor”. Esta ação em concreto permitiu aos jovens “conhecer um pouco da cidade luz e viver a paixão do desporto que une os atletas de Houilles e os atletas de Celorico de Basto”.
Desta vez, em Houilles estiveram atletas e dirigentes da Associação de Futsal de Celorico de Basto e do Clube Desportivo Celoricense, acompanhados por dois colaboradores do Município de Celorico de Basto.
O torneio teve lugar no Ginásio Jean Bouin, na tarde de sábado, 29 de junho. No domingo, o comité de geminação de Huilles promoveu uma visita à cidade de Paris, com paragem obrigatória na torre Eiffel e um passeio de barco no rio Sena, uma visita que permitiu conhecer um pouco da cidade luz.