A vida após Ruben Amorim começou de forma enfática para o Sporting CP na sexta-feira à noite, com uma vitória por 6-0 frente ao Amarante, da terceira divisão, na Taça de Portugal. É justo dizer que o nível de dificuldade aumentará significativamente no segundo jogo de João Pereira ao comando, quando os Leões enfrentarem o gigante inglês Arsenal na Liga dos Campeões da UEFA (UCL). No entanto, o Sporting provavelmente não se intimidará, dado o seu registo invicto na Europa nesta época (3V, 1E).
Esse registo inclui uma impressionante vitória por 4-1 sobre o campeão inglês em título, Manchester City, na quarta jornada, um resultado que faz parte de uma série de nove vitórias consecutivas no Estádio José Alvalade, durante as quais o Sporting marcou um total impressionante de 30 golos. A história sugere que precisarão de toda a confiança possível, pois ainda não venceram o Arsenal no tempo regulamentar em seis encontros anteriores nas competições europeias (4E, 2D) – nunca enfrentaram um adversário mais vezes no continente sem conseguir vencer!
O Arsenal também saiu vitorioso no fim de semana, com uma convincente vitória por 3-0 sobre o Nottingham Forest, que pôs fim a uma série de três jogos sem vencer em todas as competições (1E, 2D). Isso incluiu uma derrota por 1-0 frente ao Inter na quarta jornada da UCL, deixando os Gunners fora do top-8 e com trabalho pela frente para garantir a passagem automática para os oitavos de final (2V, 1E, 1D).
Os golos têm sido um problema particular para o Arsenal nesta competição, com apenas três marcados em quatro jogos. Isso tem sido a sua fraqueza especialmente fora de casa, onde não venceram nenhum dos últimos cinco jogos da UCL (2E, 3D) e não marcaram nos últimos quatro – apenas uma equipa inglesa ficou sem marcar em cinco jogos consecutivos nesta competição.
Batalha-chave: Considerado por muitos o melhor goleador do futebol mundial atualmente, Viktor Gyökeres está prestes a alcançar um marco histórico no clube, tendo já contribuído diretamente para seis golos na UCL esta época (5G, 1A) – nenhum jogador do Sporting conseguiu mais. O defesa-central do Arsenal, William Saliba, enfrentará um enorme desafio para travar o sueco, mas poderá também estar atento ao ataque, tendo marcado o golo inaugural na última visita dos Gunners a este estádio.
Estatística quente: Cada um dos três últimos treinadores do Sporting falhou em vencer o primeiro jogo na UCL (1E, 2D).