Luís Montenegro inaugurou Unidade Avançada de Reabilitação em Celorico de Basto

Luís Montenegro inaugurou Unidade Avançada de Reabilitação em Celorico de Basto

Celorico de Basto deu, no passado dia 4 de dezembro, um importante passo na área da saúde com a inauguração da Unidade Avançada de Reabilitação Pós-AVC, Pós-Cirúrgica e Ortopédica, instalada no antigo internamento do Centro de Saúde local. A cerimónia, presidida pelo primeiro-ministro Luís Montenegro, contou com a presença da ministra da Saúde e do diretor do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

A unidade de retaguarda inaugurada marca um ponto de viragem nos cuidados de saúde do concelho e da região e está já em funcionamento, apresentando-se como uma solução estratégica que vai além do internamento e liberta camas para casos urgentes, garantindo a recuperação em segurança e com o acompanhamento adequado.

A Unidade Avançada de Reabilitação Pós-AVC, Pós-Cirúrgica e Ortopédica é parte de uma resposta integral e integrada, concebida para apoiar utentes em convalescença de situações como os acidentes vasculares cerebrais ou cirurgias do foro ortopédico. Esta unidade permitirá uma redução do tempo de espera para a reabilitação, acelerando a recuperação dos utentes, aumentando as possibilidades de pleno restabelecimento e, consequentemente, da sua qualidade de vida.  

Luís Montenegro inaugurou Unidade Avançada de Reabilitação em Celorico de Basto

Na sua intervenção na sessão solene de inauguração, José Peixoto Lima, presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, destacou o impacto transformador desta unidade na vida da comunidade e realçou o papel do Município na concretização do projeto, assumindo os custos das obras de adaptação, num investimento superior a 300 mil euros.

“Não esperamos pelos financiamentos do PRR, dos fundos comunitários ou da administração central. Levámos esta intervenção a cabo com recursos próprios e assumimos o compromisso de oferecer à população uma unidade de excelência. Esta obra marca o início de uma nova era nos cuidados de saúde do concelho, assegurando que os nossos cidadãos possam recuperar e reabilitar-se perto de casa, junto da família e amigos”, afirmou o autarca.

José Peixoto Lima adiantou ainda que esta inauguração é apenas a primeira fase de um projeto mais amplo: “Já estão em curso os projetos técnicos para uma segunda fase, que incluirá a duplicação do número de camas e a criação de uma moderna unidade de fisioterapia, com ginásio e espaços específicos para terapias complementares”.

Luís Montenegro inaugurou Unidade Avançada de Reabilitação em Celorico de Basto

Pedro Cunha, presidente da Unidade Local de Saúde (ULS) do Alto Ave, expressou o seu orgulho na concretização deste projeto, que considerou um marco significativo no fortalecimento dos cuidados de saúde na região: “Esta unidade não é apenas mais um edifício. É o resultado de um esforço conjunto, guiado por um objetivo comum: proporcionar cuidados de excelência, mais próximos e humanizados. É uma resposta inteligente e integrada, desenhada para apoiar a recuperação de utentes em situações tão desafiantes como acidentes vasculares cerebrais ou cirurgias ortopédicas”.

Luís Montenegro, primeiro-Ministro, destacou o trabalho conjunto que tornou possível esta infraestrutura: “Esta inauguração é um exemplo notável de como a colaboração entre entidades públicas, profissionais de saúde e autarquias pode gerar benefícios concretos para os cidadãos”.

O primeiro-Ministro destacou o “papel estratégico da nova unidade, não apenas para os residentes de Celorico de Basto, mas também para toda a região, ao garantir cuidados de reabilitação mais próximos e de alta qualidade”. Na sua intervenção, sublinhou ainda a importância de aproveitar e requalificar o património público, transformando-o em respostas práticas às necessidades das populações. 

Luís Montenegro inaugurou Unidade Avançada de Reabilitação em Celorico de Basto

O Centro de Saúde de Celorico de Basto foi uma obra financiada por fundos da Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento (FLAD), que nunca foram utilizados em todo o seu potencial.

A instalação desta Unidade Avançada de Reabilitação Pós-AVC, Pós-Cirúrgica e Ortopédica representa um ponto de inversão na trajetória de perda de valências e diminuição dos serviços prestados e dá um passo significativo na melhoria dos cuidados de saúde. A obra reforça o papel do Município como um agente ativo na promoção do bem-estar da população, desenvolvendo e integrando parcerias que ajudem a encontrar soluções concretas e eficazes para os problemas da população.