Marisa Marinho, natural de Celorico de Basto e fundadora da marca Mariz, foi uma das 10 designers selecionadas entre cerca de 100 candidatos de todo o mundo para apresentar a sua coleção no Setúbal Fashion Show 2025. A jovem criadora, de 34 anos, terá a oportunidade de mostrar o seu trabalho num dos mais importantes palcos da moda em Portugal, a 12 de setembro.
A proposta apresentada por Marisa foi inspirada nos Romanos que habitaram as margens do rio Sado. “Criei uma coleção composta por 11 coordenados com um design muito distintivo e diversificado, com materiais diversos, desde o linho e a cortiça às gangas”, explicou a designer ao Primeiro Minuto. A coleção é uma fusão entre o passado e o presente: “Foi inspirada nos Romanos, que por sua vez viveram nas margens do rio Sado durante muitos anos e que por lá começaram também a criar moda. O seu vestuário típico eram as Togas, as Stolas, as túnicas e vários acessórios. A minha coleção transporta o vestuário usado pelos Romanos para o mundo atual da moda, tendo criado uma coleção com formas muito próprias, cortes assimétricos, peças com volumes e cortes quadrados e ainda a mistura de materiais completamente distintos”.
O concurso desafiou designers nacionais e internacionais a submeterem propostas com o tema “A moda entre o Sado e o Atlântico”. Após uma análise da Direção Artística do Setúbal Fashion Show — liderada pelo criador Aires Muscate — as dez melhores propostas foram escolhidas para passar à fase final, onde os designers terão de produzir as peças e apresentá-las na passerelle oficial do evento.
O entusiasmo de Marisa Marinho é visível. “Para mim, ter sido selecionada entre vários designers de todo o mundo é o impulso que eu precisava enquanto designer para me lançar e levar ‘a minha moda’ de Celorico para o mundo! É a recompensa de muitos anos, meses e dias de trabalho, em que pegar num lápis e criar era mais importante que qualquer outra coisa. É a prova de que todo o meu esforço e trabalho são recompensados e valorizados não só a nível local, como a nível internacional”, sublinhou.
A organização do evento enviou à designer uma mensagem de felicitação: “Pelo elevado nível de qualidade profissional demonstrado na tua imaginação criativa, a Direção Artística decidiu incluir-te diretamente na categoria de Designers Confirmados, com pleno mérito e reconhecimento do teu valor.”
O Setúbal Fashion Show nasceu como uma iniciativa independente, e tem vindo a afirmar-se como um dos maiores eventos de moda contemporânea em Portugal. A edição de 2024 contou com mais de 100 modelos, 30 designers e um público de mais de 6 mil pessoas por dia. A terceira edição, marcada para 2025, promete ser ainda mais internacional.
Para os designers participantes, o evento garante visibilidade nacional e internacional, apoio logístico, cobertura mediática, acesso a material audiovisual profissional e a possibilidade de networking com profissionais da área. Marisa Marinho junta-se agora a este universo, com a promessa de levar o nome de Celorico de Basto mais longe — com criatividade, originalidade e identidade própria.