O «Governo + Próximo» realizou-se nos dias 3 e 4 de maio no distrito de Braga. O primeiro dia desta iniciativa terminou com a visita da Ministra da Agricultura e Alimentação, Maria do Céu Antunes, à Quinta da Raza. Localizada em Veade, Celorico de Basto, uma das nove sub-regiões dos vinhos verdes, esta explora cerca de 50 ha de vinha, produz 600.000 litros de vinho e exporta 75% da sua produção para mais de 30 países.
“Aqui, procura-se o equilíbrio com a natureza, valorizando a preservação da biodiversidade e a promoção de sinergias que se reflitam num sistema de produção integrada. E estamos numa região onde, a par do investimento na sustentabilidade, os números demonstram a sua vitalidade e competitividade. Aliás, a aliança entre a sustentabilidade e a competitividade é parte da imagem de marca de todo o setor vitivinícola.”, disse Maria do Céu Antunes.
Recorde-se que, em 2022, as exportações de vinhos portugueses atingiram o valor de 941,5 M€, tendo sido registado um crescimento de 1,5% face a 2021 e, consequentemente, a aproximação à meta dos mil milhões de euros, fixada para 2023.