Início Região Mondim de Basto investe 1,5 milhões de euros na criação do Centro...

Mondim de Basto investe 1,5 milhões de euros na criação do Centro dos Vinhos Verdes

Cento dos Vinhos Verdes

A Câmara Municipal de Mondim de Basto deu início ao processo de requalificação urbanística do centro da freguesia de Atei, com a construção do futuro Centro dos Vinhos Verdes. Trata-se de um investimento que ultrapassa 1,5 milhões de euros, sendo metade do valor financiado pelo FEDER. A empreitada, cujo preço base é de 1.484.103,56 euros (sem IVA), encontra-se agora em fase de concurso público, com um prazo de 15 dias para apresentação de propostas.

O novo equipamento será edificado na atual praça de Atei, uma zona central e com forte ligação à vida da freguesia, beneficiando da proximidade a serviços públicos, comércio e zonas residenciais. A escolha da localização visa precisamente integrar o centro na dinâmica urbana local e potenciar a sua atratividade como espaço cultural e turístico.

Segundo Bruno Ferreira, Presidente da Câmara Municipal de Mondim de Basto, “este será um espaço de interpretação e promoção dos vinhos verdes produzidos no concelho, assumindo-se como um ponto de partida para uma série de roteiros de descoberta do vinho verde, do seu território e cultura”.

O autarca destaca ainda que o futuro Centro dos Vinhos Verdes será “um espaço moderno e interativo de referência para o enoturismo e para a região, oferecendo uma experiência imersiva aos visitantes, num ambiente inovador para promoção, interpretação, divulgação, expansão e degustação dos nossos vinhos”.

Com este investimento, o Município de Mondim de Basto reafirma a sua aposta na valorização dos produtos endógenos e no reforço da atratividade turística do concelho, através de uma infraestrutura pensada para dinamizar a economia local e preservar a identidade vitivinícola da região.