Salvador Soares, um reconhecido artesão de Celorico de Basto, marca presença até 25 de novembro no 1º Fórum Internacional de pintura em Mosaico na cidade de As Salt, na Jordânia.
A convite do presidente da Câmara Municipal da cidade As Salt e do governo da Jordânia, através das delações em As Salt, Salvador Soares foi um dos convidados a participar no primeiro Fórum Internacional que visa a implementação da pintura em mosaico com a presença de artistas de vários países.
O artesão expressou a sua gratidão pelo convite e destacou a importância do reconhecimento internacional do seu trabalho: “Estou grato pelo convite e por perceber que tenho feito um caminho que tem ganho reconhecimento internacional. Já estive em vários países do mundo a mostrar a arte do mosaico em cacos, a divulgar esta arte, e a promover o meu país, é uma honra”.
Em As Salt, cidade reconhecida como Patrimônio Mundial da UNESCO, Salvador Soares relata estar a ser calorosamente acolhido e a aproveitar a oportunidade para enriquecer a sua experiência cultural e artística. A sua presença no fórum é um marco importante não só para ele, mas também para a valorização do artesanato português a nível global.
Para Celorico de Basto é uma honra ver “um dos seus” a trilhar o caminho do sucesso como afirmou Maria José Marinho, vereadora da Cultura do Município de Celorico de Basto. “O professor Salvador tem feito um trabalho extraordinário na promoção do artesanato, da arte e da cultura do seu país, é uma honra para todos nós, vê-lo caminhar pelo mundo agarrado à sua arte” disse a autarca.