Mosteiro de Arnoia acolhe tomada de posse dos Conselhos Pastorais

Assembleia

No próximo domingo, 14 de dezembro, pelas 15h00, no Mosteiro de Arnoia, em Celorico de Basto, decorre a cerimónia de encerramento da Visita Pastoral ao Arciprestado — um momento especialmente significativo para as comunidades paroquiais da região.

A celebração terá início com um tempo de Adoração Eucarística e com a Oração de Vésperas, seguindo a linha espiritual que marcou a abertura da visita e convidando os fiéis à reflexão, recolhimento e comunhão.

Conselhos Pastorais Paroquiais assumem funções perante o Arcebispo D. José Cordeiro.
Conselhos Pastorais Paroquiais assumem funções perante o Arcebispo D. José Cordeiro.

Durante a cerimónia terá lugar a Tomada de Posse dos Conselhos Pastorais Paroquiais do Arciprestado de Celorico de Basto, num momento solene presidido pelo Arcebispo de Braga, D. José Cordeiro, e concelebrado pelos Bispos Auxiliares, D. Delfim Gomes e D. Nélio Pita.

A Arquidiocese de Braga destaca ainda a recente aprovação, pelo Arcebispo, dos novos Estatutos do Conselho Pastoral Arquidiocesano (CPA). O documento reafirma o compromisso da Arquidiocese com a corresponsabilidade dos fiéis e com a renovação da missão evangelizadora. Os Estatutos agora promulgados resultam de um processo alargado de escuta e participação, que integrou os contributos dos membros do CPA e os pareceres dos diversos órgãos arquidiocesanos de discernimento.

Celebração inclui Adoração Eucarística e Oração de Vésperas, reforçando o espírito de comunhão
Celebração inclui Adoração Eucarística e Oração de Vésperas, reforçando o espírito de comunhão

No passado dia 25 de novembro realizou-se, em Famalicão, a quarta Assembleia Arquidiocesana, durante a qual foram apresentados os novos membros do CPA. Entre eles encontram-se dois representantes de Celorico de Basto: Hugo Peixoto Henriques, reconduzido como representante do Arciprestado de Celorico de Basto, e Ricardo Martins, nomeado pelo Departamento dos Movimentos e Obras para o próximo quinquénio.

A celebração no Mosteiro de Arnoia marca o encerramento de um período de visita pastoral pautado pela proximidade, diálogo e presença ativa do episcopado, reforçando o compromisso conjunto de evangelização no Arciprestado de Celorico de Basto.