O Município de Celorico de Basto lançou um conjunto de normas de apoio à atividade editorial, com o objetivo de incentivar a criação literária e fomentar a produção de um acervo que valorize o património material e imaterial, as tradições, a arte, a história e as gentes do concelho.
Na prática, trata-se de um incentivo à criação literária que se destina a autores locais ou residentes no concelho, instituições sem fins lucrativos sediadas em Celorico de Basto, bem como a autores ou entidades externas, desde que a obra demonstre manifesto interesse para o território.
O apoio poderá assumir duas modalidades: o financiamento da edição do livro (cobrindo até 50% do custo, com um máximo de dois mil euros), ou a aquisição de livros já publicados, desde que não tenham beneficiado de outro apoio anterior, respeitando o mesmo limite de valor.
“Celorico de Basto tem sentido, felizmente, um aumento crescente da publicação literária, (verso e prosa), com vários autores a publicar obras, um acervo que contribui também para o enriquecimento do concelho”, afirmou Maria José Marinho, vereadora da Cultura do Município de Celorico de Basto.
A autarca realçou ainda a importância de criar condições para que mais autores possam dar vida às suas obras: “Seja através de editoras, seja de forma independente, a publicação literária é sempre muito dispendiosa e exige disponibilidade orçamental da maioria dos autores. Esse facto contribui também para a criação deste apoio, que certamente ajudará outros autores a publicar as obras guardadas na gaveta, à espera de uma oportunidade”.
Para aceder ao apoio, os interessados devem consultar as normas disponíveis no site oficial do Município (www.mun-celoricodebasto.pt), na secção “eventos ou cultura”, e formalizar a sua candidatura conforme os requisitos estabelecidos.