O presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto assinou hoje, 3 de fevereiro, com 7 coletividades desportivas, contratos-programa que visam fomentar o desporto nas diferentes modalidades, com a mobilização e transferência de recursos para essas coletividades.
O objetivo concreto destes contratos – programa assenta, segundo do autarca Celoricense, José Peixoto Lima, “na criação de estabilidade financeira e de recursos junto destas coletividades para que possam, nas melhores condições, continuar a promover, com a qualidade que se reconhece, as diferentes modalidades”. José Peixoto Lima diz que “este contrato que hoje formalizamos é o maior alguma vez efetivado, ao nível da transferência de verba, com as coletividades desportivas, por uma simples razão, queremos que tenham equilíbrio, para que, além do que já promovem possam fazer mais no incentivo à prática desportiva não apenas vocacionada para os jovens, mas para toda a população”. O autarca reconhece que as infraestruturas desportivas existentes são escassas face às necessidades, “estamos plenamente conscientes de que os equipamentos desportivos já não são suficientes para acolher toda a prática desportiva e por isso, a curto prazo, já com os projetos em curso, iremos proceder a um forte investimento em novos equipamentos. Hoje as pessoas vivem até mais tarde e é necessário estimular hábitos de vida saudável desde a mais tenra idade”.
O autarca aproveitou também a oportunidade para congratular todos os presentes pela dedicação e empenho ao desporto e em consequência, à causa pública.
Os contratos-programa foram assinados com a Associação de Futsal de Celorico de Basto, o Beca-Bastinhos Escola Clube de Andebol, o Clube Atlético de Codessoso, o Clube Desportivo Celoricense, o Celorico de Basto Clube de Natação, o Mota Futebol Clube, e o Sport Clube Fermilense. A muito curto prazo serão assinados contratos-programa com as restantes coletividades desportivas e também de âmbito cultural.
Para o presidente do Beca – Bastinhos Escola Clube de Andebol, João Varejão, “este contrato-programa é fundamental para conseguirmos manter as nossas atividades e aumentar a formação, o fomento jovem, mas temos outras ambições para o futuro. O que nos deixou particularmente satisfeito é a cobertura de um polidesportivo o que permitirá uma melhor reorganização do nosso calendário desportivo e dos treinos dos diferentes grupos”.