No passado dia 11 de outubro, o Auditório Municipal Prof. Dr. Marcelo Rebelo de Sousa foi palco da tomada de posse da nova Comissão Política Concelhia do Partido Socialista de Celorico de Basto. Na cerimónia, foi empossada a equipa liderada por Eugénio Carvalho e apadrinhados os novos militantes da estrutura.
De acordo com uma nota enviada pelo Partido Socialista de Celorico de Basto ao Primeiro Minuto, “a um ano das próximas eleições autárquicas, a estrutura concelhia do PS de Celorico de Basto renovou a sua Comissão Política e, no ato de tomada de posse, ficou bem vincada a ambição de conquistar a Câmara Municipal”.
À frente dos destinos do PS de Celorico de Basto está agora Eugénio Carvalho. Licenciado e mestre em Engenharia Florestal pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), possui ainda uma pós-graduação em Gestão de Empresas. Atualmente, é administrador de uma empresa de serviços de engenharia e formação profissional.
Aos 36 anos, Eugénio Carvalho conta também com um vasto percurso político e associativo. É vereador da Câmara Municipal de Celorico de Basto, estando na oposição ao atual executivo. É ainda membro da Comissão Política Distrital de Braga e da Comissão Nacional do Partido Socialista.
Foi vice-presidente da Associação de Estudantes da Escola Básica e Secundária de Celorico de Basto e fundador e vice-presidente da Associação de Estudantes de Engenharia Florestal da UTAD. Destacam-se ainda outros cargos, como o de presidente da Associação Florestal, Ambiental, Florestal e Turística de Celorico de Basto e da Associação de Carros Clássicos de Celorico de Basto, para além da vice-presidência do Clube Atlético de Codessoso. Eugénio Carvalho praticou futebol federado em diversos clubes do concelho, colaborando ainda como comentador desportivo numa rádio regional.
O novo líder da estrutura celoricense assume uma confiança na equipa que agora lidera: “Hoje iniciamos um caminho duro e que vai exigir toda a dedicação por parte da nossa equipa. Estou muito feliz com a grande dedicação e enorme talento das mulheres e dos homens socialistas que aceitaram acompanhar-me neste desafio. Este será um projeto de pessoas para as pessoas de Celorico”.
Eugénio Carvalho destacou os objetivos centrais da sua equipa: “A nossa missão será defender os interesses de Celorico de Basto e a melhor forma de o fazer é construir uma alternativa que se apresente nas eleições autárquicas de 2025 com um programa que vá de encontro aos anseios e ambições dos celoricenses. Temos de sair do marasmo em que nos encontrámos, desta constante perda de competitividade face aos concelhos vizinhos, desta falta de visão para tornar este concelho mais forte e as pessoas que nele habitam mais felizes e com uma melhor qualidade de vida”.
O líder do PS de Celorico lembra que “desde 2021 que, enquanto vereador na oposição, tenho apresentado várias propostas e alertas junto do atual executivo municipal, mas, este não demonstra, nem vontade, nem capacidade, para melhorar o concelho, com um mandato sem chama, sem estratégia e sem um projeto de futuro para Celorico de Basto. Vamos trabalhar com todo o nosso empenho para merecer a confiança dos celoricenses e vencer as próximas eleições autárquicas!”
Segundo a nota enviada pelo Partido Socialista de Celorico de Basto ao Primeiro Minuto, “para além da conquista da Câmara Municipal e de aumentar o número de juntas de freguesia conquistadas, o PS de Celorico pretende repetir a vitória na eleição para a Assembleia Municipal, feito alcançado pela primeira vez em 2021”.
Nesse sentido, o Partido Socialista elegeu António Machado como presidente da assembleia magna celoricense. O autarca socialista revela esperança na nova equipa do PS de Celorico liderada por Eugénio Carvalho: “Temos uma excelente equipa e um grande líder. O Eugénio tem uma excelente ligação com toda a sua equipa e ainda com toda a nossa estrutura local, desde os presidentes de junta a todos os nossos autarcas, sendo também de realçar a sua ligação a toda a população, fruto do seu excelente trabalho no movimento associativo de Celorico e da forma exemplar como desempenha a sua função de vereador e líder da oposição”.
António Machado reconheceu que o partido tem um caminho desafiante pela frente: “Temos pela frente um desafio enorme, mas estou plenamente convicto de que o PS de Celorico tem uma boa equipa e irá construir um excelente programa eleitoral, ouvindo as pessoas e as instituições e provando que teremos o melhor projeto para o futuro da nossa terra. Acredito profundamente que temos tudo para ganhar”, realçou.
De acordo com a nota enviada pelo PS de Celorico de Basto ao Primeiro Minuto, “na cerimónia compareceram muitas personalidades ligadas ao Partido Socialista, com destaque para vários autarcas da região e dirigentes das estruturas locais e distritais do partido, numa demonstração de força e união”.
José Luís Carneiro, atual deputado, antigo autarca e ex-ministro, apadrinhou a tomada de posse, representando a Comissão Política Nacional do PS de Celorico e destacou “a juventude, a vontade, a força e a ambição de querer melhor a sua terra. É muito bom ver que o PS de Celorico terá à frente dos seus destinos uma equipa com vontade de fazer e de transformar o seu concelho. Fiquei particularmente impressionado com as três grandes ideias que ficaram patentes no discurso do Eugénio Carvalho: valorizar as pessoas, valorizar o território e criar oportunidades de investimento, três pilares para a valorização da região”.
O dirigente nacional acredita que “esta equipa vai trabalhar fortemente para apresentar uma proposta política ganhadora aos habitantes de Celorico de Basto e, o que desejo, é que sejam bem-sucedidos”.
Conforme a nota enviada pelo Partido Socialista de Celorico de Basto ao Primeiro Minuto, “a nova Comissão Política do Partido Socialista de Celorico de Basto irá agora começar o processo de constituição do seu projeto autárquico, estando previstas um conjunto alargado de iniciativas, com a intenção de estar junto da população e das forças vivas do concelho, tendo como grande objetivo recolher as bases que irão erguer o programa eleitoral”.
Na nota lê-se ainda que “a estrutura assume que quer fechar rapidamente o dossier quanto aos nomes que irão liderar as listas à Câmara Municipal, à Assembleia Municipal e às Juntas de Freguesia”.