Novo posto de transformação garante energia elétrica no loteamento de Agra

Posto de transformação (PTD) na Quinta de Agra

A instalação de um posto de transformação (PTD) na Quinta de Agra, em Celorico de Basto, resolve um problema no abastecimento de energia elétrica para os moradores do loteamento de Agra. Com um investimento de cerca de 80 mil euros, o Município de Celorico de Basto garante agora o direito dos habitantes de se ligarem à rede elétrica, que estavam condicionados a utilizar um ramal provisório, tipicamente destinado a obras.

A medida, que inclui a expansão das infraestruturas elétricas, foi articulada pelo presidente da Câmara Municipal, José Peixoto Lima, como forma de corrigir a falta de condições essenciais no loteamento.

Com a colocação do PTD, foi garantido o direito dos moradores de se ligarem à rede elétrica. “Esta era uma situação que nos preocupava. Este loteamento foi criado e não foram asseguradas todas as condições aos moradores, como o direito de acesso ao abastecimento de energia elétrica”, disse José Peixoto Lima, presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto.

O autarca, incomodado com a situação, articulou todos os esforços para acompanhar a formulação e execução dos planos de expansão e de investimento das infraestruturas elétricas, “com o objetivo concreto de solucionar a situação e dar aos atuais e futuros moradores de Agra o direito de acesso à rede de energia elétrica, com o abastecimento à infraestrutura em média tensão realizado pela E-Redes, desde o PTD do Estádio Municipal ao PTD de Agra”.

Resultado desta obra, foi instalada uma cabine junto ao Estádio Municipal, com capacidade para abastecimento de energia no loteamento de Agra. 

Este posto de transformação teve um custo de 52 mil euros e a ligação à rede implicou um valor de investimento superior a 30 mil euros.