O padre Alexandre Sá, até setembro de 2024 pároco no Arciprestado de Celorico de Basto e atualmente no Arciprestado de Braga, acaba de publicar o livro “O Direito de Propriedade na Igreja – Uma Abordagem Humanística e Canónica”.
Segundo o autor, esta obra “propõe uma reflexão profunda sobre a propriedade na Igreja, integrando-a como um direito pertencente à própria instituição enquanto sociedade humana organizada que acompanha a caminhada dos homens na história, em direção à consumação do Reino de Deus”.
O livro é prefaciado por D. José Cordeiro, arcebispo metropolita de Braga, que destacou a importância do tema e a responsabilidade da Igreja na administração dos seus bens temporais, sublinhando que estes devem estar ao serviço das suas finalidades essenciais: o culto divino, o sustento do clero, o apostolado e as obras de caridade, particularmente para os mais pobres.
Natural de Vila Nova de Famalicão, o padre Alexandre Sá é licenciado em Gestão de Empresas pela Universidade do Minho e em Teologia pela Faculdade de Teologia da UCP. Possui uma vasta formação em Direito Canónico, com estudos realizados em instituições como a Universidade Pontifícia de Salamanca e a Universidade de Navarra.
Desde 2016, desempenha funções no Tribunal Eclesiástico Metropolitano Bracarense como Defensor do Vínculo e Promotor de Justiça. Além das suas funções jurídicas, o sacerdote é assistente arquidiocesano do Renovamento Carismático Católico, Promotor de Justiça da Causa de Beatificação e Canonização da Serva de Deus Irmã Maria de São João Evangelista e membro da Ordem dos Contabilistas Certificados.
Este livro pretende contribuir para a compreensão dos fundamentos jurídicos e humanísticos da Igreja, sendo uma obra destinada não apenas a juristas canónicos, mas também a todos os interessados no diálogo entre fé, história e sociedade.