Pavilhão cheio e 27 grupos em palco: Janeiras fizeram a festa em Celorico

Encontro reuniu 27 grupos e levou a cultura popular ao centro da tarde de domingo.
Encontro reuniu 27 grupos e levou a cultura popular ao centro da tarde de domingo.

A chuva deu tréguas e permitiu que a população acorresse em grande número ao Pavilhão Gimnodesportivo da Escola Básica e Secundária de Celorico de Basto, onde decorreu o XXIV Encontro “Vamos Cantar as Janeiras”. Ao longo da tarde, 27 grupos do concelho subiram ao palco para cantar as Janeiras, num momento marcado pela celebração da tradição e da identidade local.

O encontro voltou a afirmar-se como um evento simbólico para a comunidade, reforçando laços e valorizando a cultura popular. O presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, sublinhou que “é sempre um privilégio ver a nossa comunidade envolvida na preservação das nossas tradições”, deixando um agradecimento aos participantes: “Agradeço a presença dos 27 grupos que se reuniram, neste recinto, nesta tarde de domingo, para nos presentear com as mais belas melodias das Janeiras”.

José Peixoto Lima agradeceu aos grupos e ao público, destacando a preservação das tradições.
José Peixoto Lima agradeceu aos grupos e ao público, destacando a preservação das tradições.

O autarca agradeceu também ao público que se associou ao encontro e destacou a importância da tradição na coesão comunitária, referindo que esta se mantém viva com muitos grupos a continuarem a visitar as populações que, “felizes e gratas, ‘abrem as portas’ para os ouvir e receber”. José Peixoto Lima reforçou ainda que “celebrar as Janeiras é valorizar a cultura popular e incentivar que a mesma se perpetue de geração em geração, levando os mais novos a revisitar tradições antigas e a vivê-las com intensidade”.

A celebração integra a estratégia cultural do Município, sendo entendida como uma manifestação do património cultural imaterial, relevante para a preservação da identidade local e para a transmissão intergeracional de práticas tradicionais com valor etnográfico.

XXIV encontro reforçou identidade local e a transmissão de tradições entre gerações.
XXIV encontro reforçou identidade local e a transmissão de tradições entre gerações.

Na tarde de ontem, passaram pelo palco 27 grupos: Juntos Rumo à Estrela Guia; Associação da Comissão de Festas em Honra de N.ª Sr.ª de Fátima; Grupo Amigos de Arnoia; Associação Arnoia em Movimento; Grupo Cultural Recreativo – Núcleo Infantil de Gandarela de Basto; Agrupamento 0857 Arnoia; Rancho Folclórico de Santa Maria de Canedo; Associação Cultural e Recreativa de Ourilhe; Comissão de Festas em Honra de Santo André de Codessoso; Universidade Sénior de Celorico de Basto; Escola Profissional Agrícola Eng. Silva Nunes; Associação de Pais e Encarregados de Educação de Fermil e JI de Canedo; Comissão de Festas de São João Batista de Arnoia; União de Freguesias de Carvalho e Basto (Santa Tecla); Comissão de Festas em Honra de Santo António de Molares; Paróquia de Ourilhe; Tuna de Arnoia; Associação de Futsal de Celorico de Basto; Andorinha Astuta; Associação Borba Beer Fest; Associação de Estudantes da Escola Básica e Secundária de Celorico de Basto; Grupo de São Sebastião – Basto São Clemente; Junta de Freguesia de Agilde; Grupo Coral de Santo André; Centro Cultural e Folclórico de Gandarela de Basto; Estrelas de Basto; e Viva Moreira.