Dando continuidade às presidências abertas que têm percorrido o concelho, o executivo municipal de Celorico de Basto reuniu no passado sábado com o executivo da Junta de Freguesia da União de Freguesias de Britelo, Gémeos e Ourilhe, e algumas coletividades da sede do concelho.
Numa reunião em que os vários intervenientes destacaram as boas relações entre os executivos da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia, foi apresentado um sumário das várias obras já realizadas, outras em andamento, e também as que estão projetadas para o futuro desta união de freguesias, que é também sede do concelho celoricense.
José Peixoto Lima, presidente da autarquia, e Alberto Mesquita, presidente da junta da união de freguesias, reafirmaram o compromisso numa parceria que tem permitido resolver vários problemas dos munícipes e melhorado as condições do território.
Numa reunião onde participaram também os representantes de coletividades como o C.D. Celoricense e o BECA, fez-se um balanço do passado mais recente e uma projeção de futuro que os autarcas pretendem realizar “com todos e para todos”, fazendo a diferença e acrescentando qualidade de vida aos cidadãos e acrescentando atratividade ao concelho.
Decorreu ainda uma visita às obras em curso na união de freguesias, com destaque para um novo programa do município, com uma dotação orçamental de 4,1 milhões de euros, que arrancou agora e levará a cabo intervenções nas vias municipais e acessos dentro do concelho. Este novo programa decorre de uma primeira iniciativa denominada “uma acessibilidade condigna para todos”, que está praticamente concluída e melhorou dezenas de acessos a habitações que apresentavam deficiências e dificuldades, para os moradores, serviços, e até mesmo para os meios de segurança e socorro.
As presidências abertas são uma iniciativa do município de Celorico de Basto, realizadas em parceria com as 15 freguesias e uniões de freguesia que constituem o concelho e pretendem estreitar laços de cooperação entre os vários órgãos do poder local e as forças vivas de cada uma das freguesias, envolvendo-as na definição de objetivos que potenciem o desenvolvimento do concelho como um todo e a melhoria da qualidade de vida dos celoricenses.