A Freguesia de Borba da Montanha recebeu, na manhã do passado sábado, a iniciativa “Presidência Aberta – Aproximar Celorico”, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal que tem realizado um périplo com visitas e reuniões de trabalho envolvendo os executivos das Juntas de Freguesia e forças vivas de todas as freguesias do concelho.
Nesta reunião, que juntou o executivo liderado por Eurico Magalhães, com José Peixoto Lima, presidente da autarquia, Domingos Teixeira e Maria José Marinho, vereadores com funções executivas. Na reunião foi realizada uma análise aos trabalhos já realizados, com destaque para as obras de melhoramento e requalificação da rede viária e caminhos da freguesia, nomeadamente a pavimentação em betuminoso da Rua da Devesa e da Travessas de Afães e Travessa de Serrães, já concluídas e outras obras que estão em fase de conclusão ou preparadas para a execução.
Também o reforço da rede móvel, já efetuado com a instalação de equipamentos por parte das operadoras, está em vias de entrar ao serviço da população, suprimindo uma lacuna, cuja resolução era um natural anseio da população. O estado da rede viária, as condições de segurança para a circulação de viaturas e pessoas são uma preocupação da Junta de Freguesia, que ouviu do executivo um claro compromisso na resolução de problemas como a colocação de passadeiras, de sinalética rodoviária, arranjo de valetas e ainda a criação e arranjo de passeios para circulação de peões em segurança.
Os caminhos florestais, mereceram também uma atenção especial, tendo o presidente transmitido que a Câmara Municipal está a fazer um investimento significativo em maquinaria e meios humanos que permitirão criar duas equipas de trabalho que viabilizem uma resposta a este problema em todo o território do concelho que possui uma vasta área florestal.
Nesta reunião, foi também feito um ponto da situação relativo à estratégia local de habitação e ao acesso condigno, dando o executivo conta dos investimentos a realizar nesta freguesia, para melhoria das condições de vida da população. Tendo em vista a melhoria constante das condições da freguesia, foram discutidos os projetos de ampliação da rede de fibra ótica e a proposta da rede de água e saneamento, bem como outros projetos de interesse para freguesia como a reabilitação da praia fluvial e espaço de lazer da freguesia.
José Peixoto Lima transmitiu ainda o investimento a realizar no Posto de Saúde da Mota e a alteração profunda que se irá verificar no serviço de transportes, com o “serviço à chamada”, pronto a operacionalizar em articulação com a rede de táxis do concelho, prestando um serviço mais eficiente à população para as suas necessárias deslocações.
A Presidência Aberta realizou ainda uma visita às instalações do Centro Comunitário Bento XVI, uma Instituição Particular de Solidariedade Social, que presta um valioso serviço à comunidade, nomeadamente aos mais idosos e desprotegidos, que verá nos próximos tempos a sua resposta social aumentada, fruto de um investimento de 1 Milhão e 300 mil Euros que já está em execução.
No final da reunião de trabalho, o presidente da Câmara, destacou “a importância desta iniciativa, que pretende afinar estratégias e a colaboração entre a autarquia, Junta de Freguesia e forças vivas para promover uma resposta eficaz aos problemas das pessoas, gerindo da melhor forma os recursos financeiros e humanos existentes, promovendo o desenvolvimento homogéneo e sustentado de todo o território”.
Concluídas já três freguesias, as Presidências Abertas vão continuar por todas as 15 Freguesias e Uniões de Freguesias do concelho.