A proposta do Partido Socialista de Celorico de Basto para o Plano e Orçamento Municipal 2025 foi entregue numa reunião com o atual presidente da autarquia, José Peixoto Lima.
De acordo com uma nota enviada pelo Partido Socialista de Celorico de Basto ao Primeiro Minuto, Eugénio Fernandes Carvalho liderou uma delegação da Comissão Política do PS de Celorico e, no final do encontro, considerou que “hoje foi finalmente cumprido um dever consagrado constitucionalmente. Nunca nos três anos anteriores deste mandato o atual executivo do PSD foi capaz de nos chamar para ouvir as nossas propostas para o orçamento municipal”.
Nesse sentido, o presidente da Comissão Política do PS de Celorico de Basto afirmou que decidiram “convocar o presidente da Câmara Municipal para apresentar a nossa proposta. O atual executivo terá de se habituar a enfrentar um PS de Celorico ativo, atento e pronto para preparar o futuro e merecer a confiança dos celoricenses”.
Para o líder do PS de Celorico, o partido tem de assumir “de forma ativa e capaz a defesa dos interesses da população, criando propostas que tornem o nosso concelho mais forte”.
Quanto ao balanço da reunião, Eugénio Fernandes Carvalho lamenta que “tenhamos saído da reunião com muito pouco ou quase nada. Talvez porque não estava habituado a que o PS de Celorico exigisse ser ouvido quanto ao Plano e Orçamento, o presidente da Câmara apenas se comprometeu a estudar as propostas. Esperemos que o faça com seriedade e que queira negociar um Plano e Orçamento que realmente vá de encontro às necessidades dos celoricenses e de Celorico”.
Segundo a nota enviada pelo Partido Socialista de Celorico de Basto ao Primeiro Minuto, “a proposta do PS de Celorico contempla a utilização eficaz de três milhões de euros do orçamento da autarquia para serem utilizados nas áreas da Saúde, Habitação, Turismo, Desporto, Cultura, Ambiente, Juventude e Empreendedorismo”.
Eugénio Fernandes Carvalho considera que “apresentámos uma proposta equilibrada e bem fundamentada. O orçamento autárquico deve ser utilizado de forma eficaz, beneficiando a população e o concelho, criando riqueza e bem-estar. As propostas são ambiciosas, mas sem provocar rutura financeira. Corresponde apenas a 9% do orçamento camarário”.
Na nota lê-se ainda que “uma das medidas que o PS Celorico considera fundamental é a criação de um Cheque Proteção Sénior 65+. É proposto que no ano civil em vigência do orçamento, seja atribuído um cheque a cada celoricense que complete 65 anos, igual ao preço da Vacina Antipneumocócica PN20, que neste momento é recomendada pela Sociedade Portuguesa de Pneumologia, que tem um preço unitário de 40,69€”.
Eugénio Fernandes Carvalho realça que “é uma medida fundamental para a proteção de uma faixa etária frágil da população. Tem um custo baixo, para um benefício alto. Na reunião, o presidente da Câmara afirmou que compra a ideia. Assim espero que aconteça”.
Conforme a nota enviada pelo Partido Socialista de Celorico de Basto ao Primeiro Minuto, “outra aposta da proposta apresentada pelo PS de Celorico é um programa de reabilitação urbana para criação de habitação para as classes com rendimentos médios e baixos”.
“A medida que apresentamos vai melhorar e complementar significativamente a estratégia local de habitação. São dois milhões de euros que propomos que sejam investidos no apoio à reabilitação do edificado devoluto e em ruínas que temos nos nossos principais centros urbanos. Será importante para motivar a recuperação dos edifícios, melhorando os nossos centros urbanos e colocando mais oferta no mercado de aquisição ou de arrendamento, apoiando a população com rendimentos médios e baixos”, defende Eugénio Fernandes Carvalho.
Quanto às restantes áreas incluídas na proposta, o presidente da Comissão Política do PS de Celorico de Basto destaca “a ambição que colocamos na execução de projetos que possam realmente tornar o concelho mais competitivo e capaz de proporcionar aos celoricenses uma melhoria na sua vida”.
No Turismo, a proposta passa “por várias valências. Propomos a criação de um site e uma aplicação que seja eficaz na atração de turistas ao concelho. Propomos ainda que seja feito um trabalho profundo de recuperação das nossas atrações turísticas, desde as naturais, às monumentais, bem como de dois centros dedicados ao Trail e ao BTT. Potenciar o Turismo é criar riqueza e bem-estar para Celorico”, afirma Eugénio Fernandes Carvalho.
Quanto às propostas que o PS de Celorico apresenta na área da Juventude, o presidente da Comissão Política do PS de Celorico de Basto defende que “temos de ser mais capazes de fixar os nossos jovens no concelho. Como tal, apresentamos uma proposta para a criação de um centro que ajude os jovens celoricenses a serem mais competitivos no mercado de emprego e também a serem capazes de criar o seu próprio negócio. Tal será feito com programas contínuos de formação e de apoio técnico e logístico, podendo o centro transformar-se numa incubadora de novos negócios”.
Na área ambiental, o PS de Celorico apresenta “propostas que promovem a economia circular e a economia verde para aproveitamento da biomassa dos nossos espaços florestais. Também queremos dar mais meios à implementação total do projeto que venceu o Orçamento Participativo Jovem, promovendo a instalação de painéis fotovoltaicos em todos os edifícios públicos que não tenham painéis. Relativamente à temática da água, a nossa proposta aborda a questão da redução do valor da fatura da água. Anteriormente já foi prometida pela candidatura do PSD à presidência da Câmara Municipal uma redução de 10€, no entanto sem seguimento até ao momento”.
Quanto ao Desporto, Eugénio Fernandes Carvalho realça que “a proposta que apresentámos ao presidente da Câmara vai de encontro aos compromissos assumidos por todas as forças que se apresentaram a sufrágio nas últimas autárquicas e que ainda não foram cumpridas. Nomeadamente, a cobertura de todos os polidesportivos do concelho, permitindo melhorar e aumentar a prática desportiva por parte de todas as camadas da população, nas diferentes épocas do ano”.
O líder do PS de Celorico de Basto realça que “este foi mais um passo rumo ao futuro. Consideramos que Celorico de Basto quer mais e melhor, merece mais e melhor e tudo faremos para provar que merecemos a confiança dos celoricenses para podermos liderar o concelho.”