O Partido Socialista de Celorico de Basto apresentou na reunião do executivo municipal de 20 de março uma proposta para que a Câmara Municipal reforce o apoio financeiro ao Futebol Clube de Gandarela.
De acordo com uma nota enviada pelo PS de Celorico de Basto ao Primeiro Minuto, o partido refere que o FC Gandarela tem um “registo de serviço exemplar em prol do desporto e da cidadania”, tendo assinalado recentemente o 90.º aniversário da coletividade e os 50 anos de filiação na AF Braga. A proposta baseia-se no “sucesso desportivo desta época”, em que o clube lidera a 1.ª Divisão, Série F, prevendo-se uma subida de divisão que exigirá maior preparação orçamental.
Segundo a concelhia do Partido Socialista, o FC Gandarela possui uma dívida bancária relacionada com a construção de bancada e balneários, justificando-se que a Câmara “antecipe o pagamento da dívida em falta, para que o FC Gandarela possa preparar a época com dotação orçamental capaz de ser competitivo e lutar pela manutenção da próxima época desportiva na Divisão de Honra”.
De acordo com a nota, o executivo do PSD “solicitou que a proposta transitasse para a ordem do dia da próxima reunião”, tendo o PS aceitado. No encontro, foi ainda discutido o Estatuto do Direito de Oposição, com o Partido Socialista a alegar que os seus direitos não estão a ser respeitados pelo atual executivo, criticando também o que designa como “desrespeito” do PSD pelo presidente da Assembleia Municipal de Celorico de Basto.