Quim Roscas & Zeca Estacionâncio e Liliana Oliveira animam festas de Santa Bárbara

As Festas em Honra de Santa Bárbara vão animar Ribas, em Celorico de Basto, de 13 a 17 de agosto, com um programa repleto de tradição, música e devoção. “Contamos com todos!”, escreveu a Comissão de Festas nas redes sociais, apelando à participação da comunidade e dos visitantes.

As celebrações começam no dia 13 de agosto com a novena na Capela de Santa Bárbara.

O dia 16 promete ser um dos mais aguardados, iniciando-se logo de manhã, às 08h30, com a saída do Grupo de Bombos “Viva Moreira” para percorrer a freguesia, seguida da tradicional procissão dos velas com saída do Campo da Feira. À noite, a animação sobe de tom com a atuação de Quim Roscas & Zeca Estacionâncio e da banda “Sensação Sentimento”, às 22h00, e com o espetáculo de Liliana Oliveira, que contará com a participação especial de Daniel Sousa, às 23h30. A festa culmina, já de madrugada, com a monumental sessão de fogo de artifício marcada para a 01h10.

No dia 17 de agosto, o programa é dedicado à vertente religiosa, começando às 08h00 com a eucaristia na Igreja Matriz de Ribas. Às 08h35, dá-se a entrada da Fanfarra do Agrupamento 964 de Estorãos – Fafe, seguida, às 08h40, da saída do clamor da Igreja Matriz em direção à Capela de Santa Bárbara, onde terá lugar a missa campal com sermão e a participação do Grupo Coral de Ribas. Durante a tarde, a festa continua com a atuação do Rancho do Centro Cultural e Folclórico de Gandarela de Basto, às 15h30, e do Rancho Infantil e Juvenil de São Bartolomeu do Rego, às 16h30. Às 18h00, sai à rua a majestosa procissão com a participação dos dois ranchos e, às 20h00, as festividades encerram com a tradicional atuação final dos grupos participantes.

Com um cartaz diversificado que combina fé, música e cultura popular, as Festas em Honra de Santa Bárbara prometem voltar a reunir a população local e todos os que visitam Ribas nesta época do ano, reforçando a identidade e as tradições da freguesia.