A Quinta de Santa Cristina, situada no concelho de Celorico de Basto, foi recentemente galardoada com duas medalhas de prata na 40.ª edição do prestigiado International Wine Challenge.
O evento decorreu em maio e envolveu uma avaliação às cegas por um painel internacional de especialistas. Portugal brilhou aumentando a sua contagem de medalhas, tendo a Quinta de Santa Cristina sido destacada pelos seus vinhos Alvarinho 2023 e Alvarinho Trajadura de 2023. Ambos conquistaram prata, sendo que o primeiro é feito unicamente com a casta Alvarinho, e o segundo alia Alvarinho com Trajadura.
Este reconhecimento foi celebrado pela Quinta de Santa Cristina: «É com grande satisfação que anunciamos mais duas vitórias para a nossa adega, Quinta de Santa Cristina. No ilustre concurso “International Wine Challenge 24”, os nossos vinhos Alvarinho e Alvarinho-Trajadura receberam 91 e 90 pontos, respetivamente. Agradecemos o constante apoio enquanto procuramos alcançar a excelência», lê-se nas redes sociais da produtora de vinhos celoricense.
Para além das conquistas no International Wine Challenge, a Quinta de Santa Cristina lançou na semana passada a gama de vinhos “Cave”, que realça o carácter único do terroir de Celorico de Basto. Cada vinho desta série é envelhecido cerca de quatro anos, sublinhando o potencial das castas autóctones da região.
Esta é uma edição limitada, sendo que são quatro os vinhos que a constituem: o Cave Batoca 2020 (304 garrafas) que esgotou rapidamente, o Cave Avesso 2020 (983 garrafas), o Cave Azal 2020 (997 garrafas) e o Cave Sousão 2019 (979 garrafas).