No âmbito das comemorações do 315.º aniversário do Regimento de Cavalaria n.º 6, uma coluna militar de quatro viaturas esteve ontem, 18 de junho, mais de uma hora em frente ao Centro Escolar da Gandarela, na praça D. António Ribeiro. Um momento que atraiu a comunidade, curiosa para ver as viaturas e os equipamentos, e divertiu os alunos do Centro Escolar de Gandarela e os alunos do 1.º ciclo do Centro Escolar da Mota que puderam ver de perto alguns dos meios de uma das unidades mais antigas e prestigiadas do Exército Português.
A iniciativa decorreu na Gandarela, local escolhido pelo executivo municipal, na ótica de “descentralizar as atividades desenvolvidas neste concelho”. “Queríamos que a comunidade e as nossas crianças usufruíssem o máximo de tempo desta iniciativa, uma ação inovadora e que passa pela primeira vez por este concelho. Pelo roteiro que nos apresentaram, o local ideal para os acolher seria aqui na Gandarela. Para nós, é importante descentralizar as iniciativas e permitir que as populações mais distantes da sede do concelho possam usufruir também de ações como esta”, assegura Maria José Marinho, vereadora da Câmara Municipal de Celorico de Basto. “É uma forma diferente de comemorar 315 anos do regimento, proporcionando às populações o contacto direto com o Regimento de Cavalaria n.º 6”.
Durante a demonstração, população e alunos puderam interagir com os militares, entrar nas viaturas e observar os equipamentos. O 1.º sargento Luís Meneses realçou que “é importante esta interação com a população civil. Este roteiro pelos concelhos está integrado nas comemorações dos 315 anos deste regimento, e passamos por locais onde temos maior influência e para onde somos mobilizados para a prevenção e vigilância contra incêndios florestais”. Ao mesmo tempo, são ações distintas da capacitação e treino dos militares, mas que “fomentam o gosto nos jovens para que, quem sabe, sigam a carreira militar”.
Esta foi uma oportunidade única para as crianças que viveram o momento com curiosidade. Fábio Borges, do 2.º ano, aluno presente nesta demonstração, partilhou que já tinha visto estes veículos noutra circunstância, mas “nunca tinha entrado dentro dos carros. As armas e os capacetes são incríveis, mas eu gostava de ser piloto da força aérea”. Um momento de interação proporcionado pelos militares que perimiram que as crianças desfrutassem de cada instante.
Esta interação permitiu à população local conhecer de perto o trabalho e os equipamentos utilizados pelo Regimento de Cavalaria n.º 6, sediado em Braga.