No próximo dia 11 de fevereiro, o Rotary Club de Celorico de Basto vai homenagear José Luís Lopes da Mota, atribuindo-lhe o título de Profissional do Ano. A cerimónia tem como objetivo reconhecer a trajetória profissional de mérito do juiz conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça.
“Este reconhecimento é garantido por uma carreira marcada pela dedicação, excelência e compromisso profundo com a justiça e o direito. A sua trajetória inspira todos aqueles que trabalham em prol de uma sociedade mais justa e equilibrada”, refere o Rotary Club numa nota.
José Luís Lopes da Mota nasceu em Fervença, Celorico de Basto, em 1955. Licenciado em Direito pela Universidade de Lisboa, iniciou a sua carreira no Ministério Público em 1979, passando pelas comarcas do Porto e de Felgueiras. Entre 1996 e 2001, desempenhou os cargos de secretário de Estado da Justiça e da Procuradoria-Geral da República. Foi também presidente eleito da Eurojust.
Com uma vasta experiência na área penal, coordenou a intervenção do Ministério Público na Relação de Lisboa e é autor de dezenas de artigos em revistas e livros da especialidade e de duas monografias, em coautoria, publicados em Portugal e no estrangeiro. Colaborou com universidades e dirigiu trabalhos preparatórios de vários diplomas legais nestas áreas.
Desde 2017, integra o Supremo Tribunal de Justiça como juiz conselheiro.